O número 1: Lauro Búrigo comemora 83 anos de vida
Lauro José Búrigo está comemorando 83 anos de idade, nesta segunda-feira,18. O filho Laurinho reúne nesta noite as filhas do Velho Bruxo, alguns amigos, demais familiares, para a data não passar em branco. Agradeço o convite, mas impossibilitado por outro compromisso, rendo aqui a minha homenagem ao principal treinador da história do futebol catarinense.
Burigó, Bruxo, Galo Cego, a verdade é que Lauro Búrigo é único, o melhor dos melhores. Foi treinador, por exemplo, de Metropol e Avaí, campeão da 2a divisão do futebol catarinense pelo Leão da Ilha em 1994, Taça Rádio Guarujá, mas a grande história dele foi no Figueirense, tanto que é o treinador que mais vezes comandou o Furacão do Estreito (11 passagens) em toda a história, com 373 partidas.
Lauro Búrigo era o treinador do timaço de 1974, campeão catarinense, com Sérgio Lopes, Casagrande, Pinga, Marcos Cavalo e Cia. O time base era formado por Da Costa; Pinga, Adailton, Nélson e Casagrande; Sérgio Lopes, Moacir e Zé Carlos; Marcos Cavalo, Caco e Jaci. O elenco daquele ano ainda contava com Nílson, Vanderlei, Luiz Éverton, Jorge Luiz, Jaílson, Moenda, Valanera, Britinho, Élton, Almir, Paulo Magaia e Izalto. O último jogo da final foi contra o Inter de Lages e vitória alvinegra por 4 a 2.
Outra façanha de Lauro Búrigo: é o treinador que mais vezes disputou o nosso maior clássico, 50 vezes, sendo 41 jogos pelo Figueirense e 9 pelo Avaí. Em segundo lugar, Jorge Ferreira e Áureo Malinverni com 31 partidas cada.
Fonte: Agência de Notícias Mix Mídia Foto: Arquivo Pessoal/Polidoro Júnior
Categoria: Avaí, Destaque, Figueirense, Outros assuntos