Manezinho Almir Gil homenageado pelo Coritiba

| 29 de setembro de 2018

Almir Gil Coxa1985No intervalo da partida entre Coritiba x Avaí – no Couto Pereira – o ex-volante Almir (Gil) se emocionou ao ser homenageado com placa pela diretoria do Coritiba e ovacionado pela torcida coxa-branca presente no estádio. Ele atuou por 208 jogos com a camisa do Coxa, foi tricampeão paranaense, e campeão brasileiro fazendo parte daquele timaço de 1985, na final contra o Bangu no Maracanã.

Almir por onde passou ergueu troféus, começando com títulos no futebol catarinense por Figueirense e Avaí. No São Paulo, foi bicampeão paulista. E no Coritiba não seria diferente.

Em 1985, o Coritiba foi campeão em partida única diante do Bangu no Maracanã, perante 91 mil torcedores. O empate em 1 a 1 no tempo normal levou a decisão do título para os pênaltis e o Coritiba venceu por 6 a 5.

O time campeão teve Rafael; André, Gomes, Heraldo (Vavá) e Dida; Marildo (Marco Aurélio), Almir e Tobi; Lela, Índio e Edson (Paulinho). O treinador campeão brasileiro foi Ênio Andrade.

Naquele ano – pela TV Cultura para SC – eu e o Roberto Alves transmitimos um jogo do Joinville contra o Coritiba no Couto Pereira. Lembro bem do goleiro Rafael, das caretas do Lela, das jogadas fantásticas do Tobi, era um time unido e muito bom. Ênio Andrade já havia sido campeão brasileiro pelo Inter e pelo Grêmio e experiência tinha de sobra.

Natural de Florianópolis, Almir Gil é um dos jogadores mais vitoriosos do futebol brasileiro.

Fotos: Coritiba

 

Categoria: Destaque, Outros assuntos, Outros clubes

.