VIII Vila do Farol Indomit terá disputa acirrada entre atletas da elite do trail run brasileiro

| 13 de julho de 2016

vilaGiliard Pinheiro (foto), Débora Simas e José Virgínio de Morais, veteranos da maratona de aventura realizada anualmente desde 2009 em Bombinhas, apostam em conhecimento do percurso para garantir lugar no pódio deste ano, o mais concorrido até hoje.– Foto: Santiago Asef

O encontro anual do trail run brasileiro promete grandes emoções em sua oitava edição. Considerada uma das melhores maratonas de aventura do Brasil, a Vila do Farol INDOMIT Bombinhas acontece no próximo dia 13 de agosto e as inscrições já estão no quarto lote.

Com uma procura cada vez maior, este ano o evento receberá atletas de todo o país e estrangeiros, confirmando o sucesso das edições passadas. “A prova como um todo, inclusive no masculino, está ficando cada vez mais concorrida, mas principalmente no feminino despontou demais”, diz Débora Simas, 45, atleta da elite dos 42 km feminino. “A cada ano o nível está melhor, porque as mulheres têm se programado para fazer a Indomit, que está entre as melhores do país. Está cada vez mais difícil ficar entre as cinco no ranking geral”, completa.

Mesmo para Giliard Pinheiro, 36, corredor de Bombinhas e grande campeão do Circuito INDOMIT, rumo ao 7º título nos 42 km, a situação não está nada confortável. “Acho que de todas as edições, esta vai ser a mais forte e eu vou tentar segurar como residente, mas vai ser bem difícil. Só de São Paulo estão vindo quatro atletas para tentar me derrubar, tirar meu trono”, brinca. “Vou apostar na minha técnica e no meu conhecimento do ambiente, mas eu até modifiquei meu treino com meu treinador, estou treinando mais forte, para pegar mais velocidade. Por conta do nível dos atletas deste ano, pode ser que seja o dia de quebrar o recorde de 3h07, em 2009”.

José Virgínio de Morais, 37, concorda. “Se o frio se mantiver, dá para pensar nisso sim. No ano passado foi muito quente, mas acho que se for um dia sem muito sol, este é um ano de quebra de recorde”. Em busca do bicampeonato no revezamento 2×21 km, Zé está contente em poder participar de mais um ano desta festa. “A Indomit é uma prova que eu gosto muito de fazer, a cidade é muito acolhedora, o próprio Juan, que é o organizador, é um cara super do bem. Não dá pra ficar de fora deste grande evento”, diz ansioso.

Apesar da modéstia e do cuidado ao falar dos concorrentes, os três atletas confiam no conhecimento do terreno, do ambiente e da altimetria da prova. “Quando você conhece o percurso, você sabe dosar a força, sabe o que fazer a cada etapa. Por isso, entre os amigos que sempre competem a Indomit nós costumamos dizer que corremos no quintal de casa. Temos algumas vantagens”, confessa Débora.

Na programação do evento estão os tradicionais percursos de 42 km, revezamento 2×21 km, 12 km e a categoria Kids, que é um grande incentivo para as crianças se iniciarem no mundo do esporte, unindo a família em um momento de descontração e alegria. A estreia desta edição é a prova de 5 km, para corredores que estão iniciando no Trail Running, com um trajeto que demanda menos técnica e preparo físico. Mas esta não é a única surpresa programada para este ano pela Bombinhas Runners, produtora do Circuito Indomit.

Neste ano, a Vila do Farol INDOMIT Bombinhas acontece no mesmo período dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e, como forma de incentivar ainda mais o esporte, um clima de “Maratona Trail dos Jogos” está sendo preparado. Os três primeiros colocados serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na prova principal. Camisetas de penta-finisher farão parte do prêmio dos atletas que já concluíram a prova pela quinta vez ou mais, além de medalhas diferenciadas para atletas já completaram outras provas Indomit neste ano. O pódio promete ser uma festa.

Informações à imprensa: Danilo Caboclo/Sixcomm

Categoria: Outros esportes

About the Author ()

.