Tocha olímpica passará por 4 cidades em SC

| 4 de julho de 2015

tocha83 cidades brasileiras terão a honra de ver a tocha olímpica passando e deixando no ar o espírito olímpico. Em Santa Catarina, foram agraciadas as seguintes cidades: Criciúma, Florianópolis, Blumenau e Joinville. A tocha sairá de Brasília e percorrerá 58 cidades até chegar a Criciúma. Depois, capital, Blumenau e Joinville, seguindo para Curitiba. O ponto de chegada, claro, será o Rio de Janeiro. A tocha apresentada no Brasil (foto) foi produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito.

Estes segmentos se separam e se projetam para cima no momento conhecido como “beijo das tochas”: quando uma passa à outra a chama Olímpica. Ao se abrirem, as três partes revelam a essência de brasilidade da tocha Rio 2016 – diversidade, vibração e natureza, representados pelo mar, montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil. Símbolos para todo o conceito que sustenta o revezamento: o encontro do calor ancestral da chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro.

O desenho da tocha é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos, submetidos a uma comissão julgadora multidisciplinar formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico.

“Para criar o desenho da tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no espírito Olímpico, na natureza do nosso país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.

Nos próximos dois meses, o Comitê Rio 2016 e os patrocinadores oficiais do revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 – Coca-Cola, Nissan e Bradesco – anunciarão suas campanhas públicas para selecionar os condutores. Os governos federal e dos estados e municípios por onde a chama passará são parceiros do Comitê Rio 2016 na organização do revezamento, garantindo a prestação dos serviços públicos necessários. Foto: Torben, Dilma, Nuzman e Isabel Swan revelam o desenho da tocha Olímpica (Foto: Divulgação / Rio 2016)  

Categoria: Destaque, Outros esportes, Rio 2016

.