Tocha olímpica chega domingo a Florianópolis
Revezamento está previsto para começar às 15 horas, a partir da cabeceira insular da ponte Hercílio Luz
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 contará com uma programação especial em Florianópolis, tendo cinco pontos da cidade contemplados com atrações culturais, esportivas e/ou musicais durante o dia em que ocorrerá a chegada do fogo símbolo.
Todas as atrações, trajeto e o nome de alguns condutores foram anunciados nesta sexta-feira (8), durante coletiva de imprensa na Sala de Atos do Mercado Público. Na ocasião, estavam presentes a equipe do Comitê Rio 2016, o prefeito Cesar Souza Junior, a secretária de Turismo, Zena Becker, o diretor de Esportes da Fundação Municipal de Esportes, George Neis, e quatro condutores que vão participar do Revezamento.
A previsão é de que a tocha chegue à Capital às 15 horas, mas as programações já tem início às 13 horas na UFSC. Na cabeceira da ponte Hercílio Luz – ponto onde será dada a largada do Revezamento na cidade – as atividades culturais e esportivas começam às 13h30. Às 14 horas, começam as atrações no Largo da Catedral, às 15 horas em frente à Acojar e às 16 horas no Trapiche da Beira-mar Norte.
Durante a programação, haverá a passagem da tocha por aqueles pontos, sendo que em alguns locais ela será levada por condutores e em outros trechos junto a um comboio de veículos. Serão mais de 100 condutores na cidade, somando os indicados pelos patrocinadores oficiais do evento – Bradesco, Coca-Cola e Nissan – e os da própria cidade.
Trajeto da tocha
Em Florianópolis, o fogo olímpico seguirá o seguinte trajeto: Parque da Luz; ruas Conselheiro Mafra, Francisco Tolentino e Pedro Ivo; avenida Paulo Fontes; praça XV de Novembro; ruas Tenente Silveira, Deodoro e Prefeito Osmar Cunha; avenida Rio Branco; rua Crispim Mira; avenida Mauro Ramos; avenidas Governador Irineu Bornhausen e Professor Henrique da Silva Fontes; ruas Madre Benvenuta, Lauro Linhares e Roberto Sampaio Gonzaga.
Depois, a tocha seguirá pelas ruas Engenheiro Agronômico Andrei Cristian Ferreira, Deputado Antônio Edu Vieira e João Pio Duarte Silva, encerrando este trecho em frente à Nissan. Por fim, ela fará o retorno pelas ruas Pio Duarte Silva, Vera Linhares de Andrade; rodovia Admar Gonzaga; avenidas Madre Benvenuta e Professor Henrique da Silva Fontes; ruas Dr. Alberto Sabin e Rui Barbosa; avenida Irineu Bornhausen, encerrando no Trapiche da Beira-mar Norte, onde haverá uma programação musical especial.
O fechamento das ruas será feito de forma progressiva, conforme o avanço do comboio que estará com a tocha, tendo à frente batedores da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Conforme o comboio for passando, as vias serão liberadas. A orientação, portanto, é de que as pessoas busquem rotas alternativas aos trechos em que a tocha passará.
Condutores indicados
Dos indicados por Florianópolis para participar do Revezamento, estão, ainda: Aldo Matos, dirigente esportivo da Fundação Municipal de Esportes; Hudson Pires, esportista que participa de competições como o Ironman; Josias Bispo de Castro, nadador e técnico; Mario José Gonzaga Petrelli Filho, esportista que participa de competições como Ironman; Thales Bittencourt, remador; Luiza da Silva, esportista de várias modalidades, e Milton Carlos Della Giustina, ciclista.
Restaurantes do Mercado abrem no domingo
No domingo, quando a tocha olímpica estiver passando pela cidade, o Mercado Público contará com três restaurantes em funcionamento, das 11 às 17 horas, ao som da DJ Lenara Leal. São eles: Colher de Pau, Rancho da Ilha e Trapiche Bar. Haverá também duas peixarias de plantão das 7 às 13 horas.
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 conta com o apoio do Ministério da Cultura.
Fonte: Setur/Imprensa Foto/Divulgação: Petra Mafalda/PMF. Da esquerda para a direita estão, Teco Padaratz, Jaime Andrade Ramos, Odilon Martins, prefeito (Cesar Souza Junior) e Anderson Nocetti.
Categoria: Rio 2016