Revelação, manezinha Yndiara Asp é um dos destaques femininos no skate
A jovem de 18 anos treina na Aktionpaz, em Florianópolis. Florianópolis é um grande celeiro de esportistas! E prova disso são os nomes da nova safra de surfistas e skatistas que estão surgindo e conquistando bons resultados.
Engana-se quem pensa que o skate é uma modalidade radical demais para mulheres. A jovem Yndiara Losekann Asp, de 18 anos, prova que não. A prática de esportes sempre estiveram presentes na vida da manezinha, que desde pequena acompanhava seu pai, Carlos Asp, surfar.
A paixão pelo skate surgiu quando ela tinha uns 15 anos. “Fui na inauguração de uma pista, aprendi a dropar e aí não parei mais. Tinha vontade de andar de skate todos os dias e foi assim que o skate virou a minha vida”, conta Yndiara.
A atleta conta que o preconceito no meio existe, já que para muitos ele é visto como um esporte masculino. “Mas isso tem mudado, a participação feminina está crescendo. No Brasil temos skatistas representativas no street e no vertical, como a Leticia Bufoni e a Karen Jonz, que ajudam a mudar essa imagem. E quero mostrar também que o skate também é para mulheres”, destaca Yndiara.
E para se preparar para as competições, além dos treinamentos diários, Yndiara faz há dois anos e meio Pilates e Fisioterapia, com o fisioterapeuta Paulo Cerutti, na Aktionpaz, clínica de fisioterapia e treinamento esportivo. E começou em setembro deste ano treinar com educador físico, Thiago Canozzi Santana.
“O skate é um esporte que você convive o tempo todo com quedas, por isso é muito importante ter um bom condicionamento físico para aguentar os impactos e melhorar o desempenho. Desde que comecei a treinar na Aktionpaz, me sinto fortalecida e mais preparada. E quando tenho alguma lesão, a recuperação se torna muito mais rápida e eficaz”, completa a skatista.
Em 2014 e 2015, Yndiara participou do circuito brasileiro de Bowl amador, que envolve cerca de oito campeonatos espalhados por todo Brasil. Na competição ela conquistou o 1º e 2º lugar no ranking brasileiro respectivamente.
Neste ano, Yndiara conquistou o 2º lugar na categoria amadora, maiores de 15 anos, na modalidade bowl, no Vans Girls Combi Pool Classic, realizado no mês de janeiro na Califórnia, Estados Unidos.
No mês de julho de 2016, ela se classificou em 9º lugar no Vans Park Series, realizado também na Califórnia, e garantiu classificação para a final da competição. Na final, realizada no mês de agosto na cidade de Malmo, na Suécia, Yndiara ficou em 6º lugar.
O fisioterapeuta e osteopata, Alison Leff Paz, destaca que com a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2020, a atleta poderá ter grandes chances de medalhas.
“Agora é seguir na preparação, com trabalhos físicos e participando das competições que a Yndiara vai conquistar mais espaço e terá grandes chances de trazer medalhas para o Brasil”, destaca Alison.
Fotos: Thrasher Magazine e Yndiara ASP (selfie) /Divulgação Texto: Juliano Zanotelli/Apoio Comunicação
Categoria: Destaque, Outros esportes