Reunião acerta unificação das vistorias nos estádios para Estadual 2016
Mais um importante passo foi dado na tarde de hoje na organização do Campeonato Catarinense, com a realização de reunião com os responsáveis pelos laudos de liberação dos estádios. Participaram da reunião, organizada pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, o presidente da SCCLUBES e do Avaí Nilton Macedo Machado, o presidente da Comissão de Vistorias da Polícia Militar Major Sandro Costa, o diretor de Atividades técnicas do Corpo de Bombeiros Major Jaílson Godinho, o procurador jurídico da Federação Catarinense de Futebol Rodrigo Capella, o promotor do Ministério Público Eduardo Paladino e o assistente técnico da Vigilância Sanitária estadual Enéas Souza.
A reunião de hoje serviu para organizar uma aspiração dos clubes desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em dezembro de 2013: a unificação das vistorias nos estádios. Tudo para evitar desencontros de exigências, retrabalho e demora na emissão dos laudos. Até o final desta semana, a Associação vai apresentar o cronograma de vistoria conjunta nos estádios realizada pelos bombeiros, Vigilância Sanitária e engenharia. A pedido dos clubes que disputam a Série A do Brasileiro, a Polícia Militar realizou em outubro vistoria nesses estádios e nos demais onde serão disputados os jogos do Estadual de 2016.
Unificação das vistorias
A unificação das vistorias é uma das duas mudanças realizadas no TAC em junho deste ano. A outra foi reduzir de 65 para 45 dias o prazo para os clubes entregarem à FCF os laudos de liberação de seus estádios. Portanto, os clubes que disputarão a Série A de 2016 terão até 15 de dezembro deste ano para entregar os documentos.
De acordo com o assessor de Engenharia da SCCLUBES Renê da Silva, até o final do mês os laudos estarão prontos para serem enviados à Federação.
O presidente da SCCLUBES ressaltou a importância da caminhada que o tema da vistoria nos estádios tem exigido nesses três anos. “O passo de hoje visa a organização de um estadual cada vez seguro e com bons resultados para todos, especialmente aos torcedores”, completou Macedo Machado.
PRINCIPAIS MOMENTOS DO TAC
2013
• Duas primeiras rodadas sem a presença de torcida
• Ponto crítico – Suspensão do jogo entre Guarani Palhoça x Avaí (3 de fevereiro)
• Março – Contratação do Engenheiro Renê da Silva para vistoriar os estádios
• 16 de dezembro – Assinatura do TAC (com regras para as séries Série A e B)
2014
Série A
• Campeonato começa com nova fórmula e com todos os jogos realizados
• Único senão foi o estádio do Sesi. O Metropolitano só pode utilizar o seu estádio na terceira rodada
Série B
• Vistoria em todos os estádios
• Duas primeiras rodadas sem público, por atraso na entrega dos laudos.
Informações/Fotos: Paulinho Scarduelli/Assessoria de Imprensa/SC Clubes
Categoria: Avaí, Chapecoense, Criciúma, Destaque, Figueirense, Joinville