Prefeitura do Rio entrega prédios do Centro Internacional de Transmissão (IBC) dos Jogos Rio 2016
Construída, pela primeira vez na história, com recursos privados, a instalação ocupa área equivalente a sete campos de futebol e receberá 10 mil profissionais por dia.
Dois prédios ocupando uma área equivalente a sete campos de futebol, com capacidade para mais de 10 mil pessoas e de onde sairão as imagens que encantarão o mundo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. É esta estrutura, o Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês), no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, que a Prefeitura do Rio entrega neste domingo ao Comitê Organizador do evento. É a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos que o IBC é erguido com recursos da iniciativa privada – o projeto foi incluído na Parceria Público-Privada (PPP) do Parque Olímpico, firmada com a Concessionária Rio Mais. Após os Jogos, no modo Legado, os prédios serão transformados num estabelecimento comercial.
Por se tratar de um imóvel com características muito específicas, para atender às necessidades de transmissão dos Jogos, o IBC historicamente é um prédio com destinação pós-Jogos mais complexa. A solução encontrada pela Prefeitura foi incluir a sua construção na PPP do Parque Olímpico e assegurar a sua utilização depois do evento esportivo. O investimento, privado, no IBC é de R$ 300 milhões.
O edifício principal do IBC foi construído em um terreno com 34 mil m² e tem 21 metros de altura e dois andares. No total, são 12 estúdios de aproximadamente 5 mil m² de área cada um, com 12 metros de altura no térreo e oito metros no segundo pavimento, que oferecem espaço flexível aos detentores dos direitos de transmissão dos Jogos.
O IBC Offices, edifício de escritórios independente que abriga as instalações da empresa Olympic Broadcasting Services (OBS), responsável pela geração e transmissão de imagens, também foi construído com investimento privado da concessionária. Ele se conecta ao edifício principal por duas passarelas. Somados, os dois prédios ocupam uma área de cerca de 41,5 mil m² e têm uma área total construída, considerando seus pavimentos, de 79 mil m².
Fotos: Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio