Petrolina é a primeira cidade pernambucana a receber a Tocha Olímpica Rio 2016
Ao todo, 20 condutores indicados pela campanha do Bradesco carregaram a tocha durante o dia em Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho e Petrolina
A Tocha Olímpica Rio 2016 chegou a Pernambuco. Após passar quase toda a quinta-feira (26) na Bahia, nas cidades de Jaguarari, Juazeiro e Sobradinho, foi a vez de Petrolina receber a tocha e ser o primeiro município pernambucano a ter a honra de abrigar a chama olímpica. Ao todo, 20 condutores indicados pela campanha do Bradesco fizeram parte do revezamento durante o dia.
O tour da tocha em Petrolina teve dois trechos em família. Edineide Carvalho Costa de Sá fez parte do revezamento, passou o fogo olímpico para seu filho Robert Tadeu Carvalho Costa de Sá, que, por sua vez, pode entregar a chama para o irmão Reiler Carvalho Costa de Sá. Robert é conhecido como Beto e toca sanfona, faz pinturas é doador de sangue e ainda encontra tempo para disputar provas de corrida de aventura na companhia do irmão Reiler. Os três foram selecionados pelo Banco para serem condutores na cidade.
“Estou um pouco emocionado, porque depois que saiu a confirmação que a gente ia participar, ficamos muito felizes. Aí, esses dias, soubemos que eu ia receber da minha mãe e passar pro meu irmão. Bateu a ansiedade, taquicardia. É um momento único que não vai se repetir, então estamos aproveitando ao máximo”, disse Beto, após percorrer os seus 200 metros com a tocha.
Reiler tem uma história de superação no esporte, motivado por Robert. “A gente participou do Desafio dos Gigantes e tinha uma bolsa de apostas da região. O meu nome estava entre os prováveis desistentes, que não ia conseguir completar os 90 km da atividade física. Nós completamos a prova, após mais de nove horas, e meu irmão estava me incentivando a todo momento”, contou Reiler, emocionado por ter participado do revezamento.
O segundo trecho foi com a família Pereira Barros. Natanael Pereira Barros realiza eventos esportivos com o intuito de desenvolver paratletas no estado de Pernambuco. Também trabalha com uma instituição de Petrolina e não mede esforços para ajudar a tornar a cidade em uma referência do desporto paraolímpico no Nordeste. Natanael foi indicado pelo irmão Marciano Pereira Barros e vai receber a chama dele.
“A emoção é imensa, de poder participar de uma festa dessa”, afirmou Natanael. “É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito aqui na cidade, um trabalho sério e com dedicação, e esse momento me deixa muito feliz. Estamos há 13 anos com paratletas”, completou. Os dois irmãos também foram indicados através da campanha do Bradesco.
Além das famílias Costa de Sá e Pereira Barros, os outros selecionados a partir da campanha de indicação do Bradesco para carregar a tocha durante o dia foram Edson Martins, em Jaguarari; João Magalhães, em Juazeiro; Erivaldo Cassiano da Costa, em Sobradinho; e Ailton Noronha, Ammanda Bandeira, Francisco Alencar Brito Junior, Hiago Garcia e Nettanel Telles dos Santos, em Petrolina.
Sobre o Revezamento da Tocha Olímpica
O revezamento da Tocha começou em 3 de maio de 2016. Durante 95 dias, vai percorrer mais de 300 cidades, em todos os estados. Cerca de 12 mil pessoas irão participar, até a chegada da tocha ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Sobre o Bradesco Esportes
O Bradesco é patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, do Time Brasil e do revezamento da tocha olímpica. O banco apoia os Jogos Olímpicos desde que a cidade maravilhosa foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional para sediar a competição, em 2009. O Bradesco também patrocina seis confederações nacionais: judô, basquete, esportes aquáticos, rugby, vela e remo.
Informações à imprensa: In Press Media Guide