Parabéns, Hercílio Luz FC: O primeiro centenário do Clube de Tubarão

| 22 de dezembro de 2018

HLuz12O Hercílio Luz Futebol Clube foi fundado em 22 de dezembro de 1918. O primeiro presidente do clube tubaronense foi Luiz Thomaz da Silva. O clube hercilista  foi bicampeão estadual, em 1957/58.  

O primeiro jogo de sua história foi no dia 12 de fevereiro de 1919, contra o Clube Náutico Francisco Martinelli, de Florianópolis. O Hercílio Luz FC jogou em casa e perdeu por 2 a 1.  Depois da partida número um, as duas equipes se confraternizaram nas dependências do Clube 7 de Julho, em Tubarão, em animada domingueira (baile).

Zenon

O Leão do Sul já deu ao Brasil jogadores que despontaram no cenário nacional. Dentre eles, o mais conhecido foi Zenon, que acabou negociado com o Avaí sagrando-se campeão catarinense em 1975. Zenon se destacou no Guarani de Campinas e depois Corinthians, até chegar à Seleção Brasileira.

Estádio Dr. Aníbal Costa

O Hercílio Luz Futebol Clube teve a sua primeira aquisição de um campo em 22 de janeiro de 1938. Na época, o clube jogava no acanhado Campo da Estação, localizado próximo a estação de trem da cidade, na rua Marechal Deodoro. Neste dia, os diretores do clube compraram uma ampla área de terra que era de propriedade da família Zapellini.

Meses depois, mais precisamente em 19 de junho daquele ano, um churrasco foi promovido pela diretoria do clube para lançar a pedra fundamental do muro, que ia ser construído. Depois da construção do muro, houve a execução de algumas obras no interior da área cercada. Construíram-se duas casas, uma para servir de vestiário de atletas e uma outra que era destinada, como casa para o zelador do terreno.

Após muito tempo de construção, enfim, foi inaugurado o Estádio Dr. Aníbal Torres Costa, no dia 2 de fevereiro de 1941. Na época, o estádio foi construído com capacidade para cinco mil pessoas.

Após a construção do estádio, a diretoria do Hercílio Luz voltou às atenções para outro projeto: a construção de cadeiras cativas, no dia 20 de outubro de 1951. As cadeiras foram entregues aos torcedores que compraram as mesmas, no dia 21 de junho de 1953, durante a partida entre Hercílio Luz e Carlos Renaux pelo Campeonato Catarinense.

Clássico Ferro-Luz:

O maior rival do Hercílio Luz sempre foi o Ferroviário, o rubro-negro do bairro Oficinas. Este time, que tem como estádio o Monumental da Vila (Domingos Silveira Gonzalez), foi campeão catarinense de 1970 e fazia com o Leão do Sul o clássico Ferro-Luz.

Títulos

· 10 vezes campeão da Liga Tubaronense de Futebol – 1939 à 1958.

· 9 vezes campeão do Sul do Estado – 1939 à 1960

. Bicampeão catarinense – 1957 e 1958.

Fonte: Site Oficial/HLFC

Categoria: Destaque, Outros assuntos, Outros clubes

.