Octacampeã e recordista, Débora Simas confirma presença no 12º Desafio Praias e Trilhas

| 7 de outubro de 2015

corridaUma das principais ultramaratonistas do Brasil aparece como grande favorita para o evento que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, em Florianópolis – Foto: Sabine Weiler/ Sprin

Quando se fala em Desafio Praias e Trilhas uma atleta logo vem em mente e após onze edições, mais uma vez a prova contará com uma personagem marcante na história da corrida de trail run mais difícil do país. A ultramaratonista Débora Simas confirmou presença no evento que acontece nos dias 17 e 18 de outubro e desfia os corredores em duas maratonas em dois dias.

Imbatível desde que começou a participar do evento em sua quarta edição, a catarinense soma oito títulos consecutivos, além da incrível marca de 10h08min55seg, estabelecida em 2006 e que permanece como recorde do evento até os dias de hoje.

“O Desafio Praias e Trilhas é uma prova que eu adoro. Um percurso que tem de tudo: areia, costão, trilhas, belas subidas e descidas alucinantes. Além de todo visual da ilha que é maravilhosa”, explica Débora. “Sou muito competitiva e se entro em uma prova é claro que penso em ganhar, mas respeito e admiro todas as adversárias, afinal todas somos campeãs só de terminar uma prova como essa”, completa.

Após representar o Brasil pela primeira vez no Mundial de Ultramaratona, realizado na Holanda, a corredora volta todas as atenções para aquela que é considerada a prova mais desafiadora do Brasil no segmento. “Desde maio, quando recebi o convite para o mundial, meu volume de treino está alto, mas lá era em prova plana, agora, nas últimas semanas, tenho intensificado os treinos em trilha e caprichado na musculação, pois o terreno exige muito da musculatura”, comenta.

Sobre o percurso e as dificuldades que a prova exige a corredora explicou o que virá pela frente. “Essa é uma prova muito difícil, pois são duas maratonas. No primeiro dia os trechos são muito técnicos e é um sobe e desce danado. Já no segundo dia é mais parte de areia e você se obriga a correr bem, mas lembrando que você já correu no dia anterior e ainda pode encarar as trilhas molhadas ou as vezes um sol escaldante. Você está sempre no limite e quando chega à reta final, que são dois quilômetros, parece uma eternidade. Mas visualizar aquele pórtico é mágico. Parece que somem todas as dores e um filme de tudo que você treinou passa em sua cabeça”, comenta.

Restando apenas dez dias para o evento, as inscrições chegam a reta final. Os atletas que ainda não confirmaram presença têm até o dia 08/10 para garantir a vaga através do site 

Praias e Trilhas

Sobre o Praias e Trilhas:

Realizado pela Eco Floripa, o Desafio Praias e Trilhas é considerado a prova mais difícil do país no gênero. Os atletas enfrentam subidas e descidas íngremes, trilhas com pedras, praias de areia fofa, dunas e costões, numa paisagem das mais belas do Brasil. A prova é árdua e o atleta precisa se preparar para enfrentar um percurso difícil e com temperaturas elevadas.

No total, os atletas encaram duas maratonas em dois dias, que podem ser feitos individualmente ou em trios. No primeiro dia serão 21,3km de areia, 14,8km de trilhas e 5km de estradas, passando por Caeira da Barra do Sul, Naufragados, Pântano do Sul, Lagoinha do Leste, Armação e Joaquina. Já na segunda etapa, serão 21,6km de areia, 17,2km de trilhas, 1,6km de estradas, 0,9km de dunas e 0,9km de costão, passando pela Barra da Lagoa, Moçambique, Santinho, Ingleses, Brava e Ponta das Canas.

Informações para imprensa: Danilo Caboclo/Assessoria de Imprensa/Grupo Sixcom

Categoria: Outros esportes

.