No primeiro clássico da história, o Avaí abandonou o campo de jogo

| 31 de janeiro de 2020

Livro Adolfo KonderPara quem não sabe, o Figueirense foi fundado em 12 de junho de 1921. O Avaí é de 1º de setembro de 1923. O futebol não tinha tanta graça para os alvinegros, porque ainda faltava o seu grande rival.

Pois em 13 de abril de 1924, o grande dia do primeiro confronto entre Figueirense x Avahy acabou se concretizando. Naquela época, jogavam o primeiro time e o segundo time (preliminar) de cada esquadra.

O segundo time alvinegro venceu por 3 a 1. Não há publicações oficiais sobre escalações e autores dos gols. Já o jogo principal foi recheado de polêmicas.

Abandonou

A partida foi disputada no campo do Aldo Luz ao lado do Campo da Liga e que depois este último daria lugar para o “novo” Estádio Adolfo Konder. Resumindo, existiam dois campos, lado a lado, na Bocaiúva.

O Avaí vencia por 3 a 0, os autores dos gols não foram informados nos jornais da época, mas o Figueirense virou para 4 a 3. O gol da vitória alvinegra foi marcado por Maneca.

O Figueirense venceu o primeiro clássico em 1924 com Boos; Amorim, Asteroide, Delgidio e Enéas; Jaime, Campos, Juza, Maneca, Raimundo e Victor. É o que se sabe.

O Avaí ficou descontente com as marcações do árbitro Benício Cabral e abandonou o campo de jogo faltando apenas quatro minutos para se encerrar o tempo regulamentar do amistoso.

Fonte: Jairo Roberto de Souza/Editora Tribos da Ilha

Categoria: Avaí, Catarinense 2020, Destaque, Figueirense

.