Não é fácil: Brasil em La Paz para encarar a Bolívia. 14 jogadores já sentiram os efeitos da altitude

| 5 de outubro de 2017

AlissonDe acordo com levantamento feito pelo preparador físico da Seleção Brasileira, Fábio Mahseredjian, 14 dos 23 atletas convocados por Tite para os jogos contra Bolívia e Chile já disputaram ao menos uma partida sob os efeitos da altitude. Entre esse grupo, dez jogadores serão titulares na partida contra a Bolívia em La Paz. Apenas o lateral Alex Sandro irá fazer sua estreia no duro desafio de jogar a quase 3.660 metros de altitude.

– Conhecer os atletas que já estiveram naquelas condições nos ajuda a prever quais poderão sentir mais os sintomas de quem atua no alto da montanha, que são dor de cabeça intensa, náusea, ânsia de vômito… Eu perguntei como eles se sentiram lá. Muitos disseram que não sentiram nada, mas relataram dificuldade para se adaptar à velocidade da bola. Pela minha experiência, essa adaptação é realmente muito difícil, mas nós vamos tentar diminuir o mais rápido possível no aquecimento pré-jogo – explica o preparador.

Alisson, Miranda, Casemiro, Neymar e Diego Tardelli, inclusive, já jogaram em La Paz. Renato Augusto, Paulinho e Cássio vivenciaram a experiência da altitude na cidade de Oruro, que fica localizada em ponto ainda mais alto, a 3.735 metros do nível do mar. Os outros da lista de Mahseredjian disputaram jogos em Quito, no Equador, que fica a 2.850 de altura.

A comissão técnica da Seleção Brasileira montou um esquema de logística e de estrutura médica para dar suporte aos atletas na altitude da capital boliviana. Além de só chegar à cidade horas antes da partida, para diminuir os efeitos, a delegação terá 11 cilindros de oxigênio na bagagem. No intervalo da partida, a ideia é que os atletas façam oxigenação durante cinco minutos para facilitar a recuperação para o segundo tempo.

Brasil enfrenta a seleção da Bolívia às 17h (horário de Brasília) no Estádio Hernando Siles, nesta quinta-feira (05).

Atletas que jogaram na altitude e as respectivas cidades:

Alisson – Quito / La Paz

Dani Alves – Quito

Miranda – Quito / La Paz

Thiago Silva – Quito

Paulinho – Quito / Oruro

Renato Augusto – Quito / Oruro

Casemiro – Quito / La Paz

Philippe Coutinho – Quito

Gabriel Jesus – Quito

Neymar – Quito / La Paz

Cássio – Oruro

Marquinhos – Quito

Willian – Quito

Diego Tardelli – La Paz

Foto: Lucas Figueiredo/CBF  Fonte; Site Oficial/CBF

Categoria: Destaque, Eliminatórias 2018

.