Lesão que afetou Rafinha do Barcelona exige reabilitação de 6 a 8 meses após cirurgia

| 25 de setembro de 2015

imagem_release_505110 (1)Rafinha, que joga pelo Barcelona e é dado como possível nome em uma futura lista do Dunga, sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito e terá de passar por uma operação nos próximos dias. A lesão do meia-atacante aconteceu no jogo contra a Roma, na estreia da fase de grupos da Champions League. Ele levou uma entrada de Nainggolan, ficou com a perna presa no solo e, por isso, a lesão acabou sendo ainda mais grave.

Vários atletas de renome como Zico, Falcão Garcia, Ganso, Maikon Leite e Edu Dracena sofreram esta mesma lesão que é muito comum em esportes com uso predominante de membros inferiores, com movimentos complexos (giros) e contato físico como é o caso do futebol.

O fisioterapeuta Pericles Machado (foto), responsável técnico da clínica Physio Athletic, explica que o joelho é uma articulação de suporte de carga corporal que sofre constantes estresses no cotidiano e em especial nos esportes. Esta articulação é protegida internamente por dois fortes ligamentos que são o ligamento cruzado posterior (LCP) e o ligamento cruzado anterior (LCA), o mais importante. “Uma vez o LCA sendo rompido, a estabilidade da articulação fica bastante comprometida, o que acaba exigindo a reconstrução ligamentar (cirurgia), para o restabelecimento da função articular. No caso de pessoas que não praticam tais esportes, não precisam necessariamente passar por este procedimento, pois conseguem viver bem com este déficit”, explica Pericles.

O fisioterapeuta esclarece ainda que, na reabilitação existe uma estimativa de 6 a 8 meses como prazo para retorno à atividade física plena e que ela passa pela retomada dos movimentos articulares (comprometidos no pós operatório), pela restruturação muscular e pôr fim, pela readaptação do paciente às situações e movimentos específicos do esporte que ele pratica. “Não tendo intercorrências a expectativa de resultado é de 100%”, avalia Pericles.

Para a prevenção desta lesão na atividade desportiva é indicado primeiramente ser regular na prática do esporte escolhido de forma que haja adaptação músculo-articular aos movimentos que o esporte exige, programas de fortalecimento e o uso de calçado esportivo que seja compatível com o tipo de piso utilizado.

Rafinha era dado como nome certo na convocação para os primeiros jogos da seleção brasileira de futebol nas Eliminatórias e também era um dos jogadores importantes da seleção olímpica, que tentará o ouro inédito no Rio, em 2016.

Foto/Informações: Marília Dovigues/Assessoria de Imprensa/Focco Comunicação

Categoria: Destaque, Outros assuntos

About the Author ()

.