Joaçaba recebe a terceira etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo na Terra
Etapa será realizada no autódromo Cavalo de Aço (foto), considerado um dos melhores do país. Categorias Serrana, Stock-Car (Opala e Ômega) e Marcas (A, B, N e Estreante) em disputa – Foto: Victor Lara
Após passar por Santa Cecília e Lontras, o Campeonato Catarinense de Automobilismo na Terra desembarca neste final de semana em Joaçaba para as disputas da terceira etapa da temporada. E quem conhece o autódromo Cavalo de Aço, palco das provas de sábado e domingo, sabe que emoção está garantida. Considerada uma das melhores do país, com traçado marcado por ser extremamente largo, o que possibilita muitas ultrapassagens, a pista é completa e proporciona ótimos “pegas” para o delírio do público.
“Sem dúvida é a melhor pista do estado. Por ser larga, ela intercala pontos de alta velocidade, de quarta marcha à170km/h, com freadas que reduzem o carro para 60km/h, por exemplo. Juntando esses fatores é uma pista que permite muitas ultrapassagens”, explica o piloto Fausto de Lucca. “Outro ponto legal é de que a pista usa o relevo da cidade, que é bem acidentado, então a pista deve ter uma variação de 80m de altura, entre a parte mais baixa até a mais alta. É uma pista diferenciada. Traçado bem técnico. É preciso ter muito conhecimento de tangência, de teoria de automobilismo para ser rápido nela. É uma pista completa”, complementa o líder da categoria Marcas A.
E por falar em Marcas A, a briga pela liderança nas categorias em disputa é bem acirrada. Fausto de Lucca lidera com duas vitórias e, correndo em casa neste final de semana, quer aumentar a vantagem para o segundo colocado Christiano Bornemann, de Curitiba. Em terceiro lugar vem Jorge Augusto Silva, de Mafra. Pelo Marcas B, mais uma boa disputa entre SC e PR. Eduardo Zanon, de Brusque soma 32 pontos, dois a mais do que o curitibano Marlon Watanabe, vencedor da última etapa.
Invicto na temporada, Alan Prim, de Ituporanga, venceu as duas primeiras etapas entre os carros da Marcas N e chega embalado para a disputa em Joaçaba. Fernando Raboch (Jaraguá do Sul – 2º) e Gustavo Machado (Campos Novos – 3º) estão na cola do líder e querem a vitória para diminuir a diferença. Fechando a categoria Marcas, entre os Estreantes, quem lidera é Alexandre Kath (Jaraguá do Sul), seguido, na ordem, por Marco Filho (Curitiba) e Antoni Hach (Otacílio Costa).
A categoria Stock-Car é dividida e Opala e Ômega. Entre os Opalas William Jaeger, de Ibirama, aparece na ponta com os catarinenses Rodrigo Martins (Lages) e Charles Oliveira (Pouso Redondo) logo atrás, enquanto que na Ômega, quem lidera é Alessandro Coelho, de Jaraguá do Sul, que até o momento vem tendo uma campanha quase perfeita na competição. Mario Broering, de Palhoça, é o segundo colocado, e José Oliveira, de Joinville, o terceiro.
Outro destaque dessa etapa será o retorno da categoria Serrano na temporada. E a disputa promete ser acirrada. A primeira etapa, realizada em Santa Cecília marcou a vitória de Jean “Toné” Souza, de Otacílio Costa. Aliás, a cidade conta ainda com o segundo e terceiro colocados na classificação da Copa Serrana “A”, com Cristiano Kuster e Robison Fernando vindo logo atrás. Correndo em casa na primeira etapa, Felipe Vargas venceu na Copa Serrana “B” e é o grande líder da temporada até o momento. Jefferson Cunha vem logo atrás e Pedro dos Santos é o terceiro.
O Campeonato Catarinense de Automobilismo na Terra conta com os patrocínios da Scherer, Hannover, Multiseg, Pré Fabricar e Revista Veloz e tem o co-patrocínio da Sthalbox, Fremax, Max Mohr e Faculdade Avantis
Informações para imprensa: Danilo Caboclo – SixComm Comunicação
Categoria: Outros esportes