Jec x Chape: foram duas ou apenas uma final decidindo o título estadual?
Em 1996, mesmo em uma final novamente conturbada e determinada pelo tapetão, realçamos que houve a disputa e que o campeão saiu em campo, em dezembro daquele ano. Já em 1978, nem final houve, pois o título foi dado ao Jec pelo canetaço do STJD da CBF. E agora, qual o seu entendimento?
Para a Federação Catarinense de Futebol, a final de 2016 será a terceira da história entre Joinville x Chapecoense. A FCF considera as finais de 1978 e 1996. Eu penso diferente. Na minha concepção, houve apenas uma final e essa de 2016 seria a segunda da história.
Tapetão em 78
Naquele ano foi aplicado o artigo 50 do regulamento, porque o Avaí optou por abandonar o campeonato faltando 4 rodadas para o seu término, após não concordar com a marcação de uma penalidade assinalado pelo árbitro Dalmo Bozzano na partida diante do Joinville. Ele ainda expulsou o lateral Orivaldo. O Avaí perdeu por 1 a 0.
Por decisão do então presidente José Nazareno Vieira, o Avaí acabou se desligando do campeonato, abandonando a competição. Pedro Lopes era o diretor técnico e o joinvilense José Elias Giulliari, presidente da FCF.
O Jec tinha mais pontos até o momento do abandono do Leão da Ilhas, mas a Chapecoense ainda teria o jogo final contra o Avaí, que já não estava mais no campeonato. Resultado: os dois times se proclamaram campeões com jogos de entrega das faixas e tudo, diante de Corinthians e Inter de Porto Alegre (Chapecoense).
Por decisão do STJD da CBF, o Joinville foi proclamado campeão e a Chapecoense acabou sendo vice, mas sem terem disputado a final ou que o campeonato terminasse de forma decente.
Por isso, entendo que essa decisão de 2016 será a segunda da história entre Joinville x Chapecoense. Qual é a sua opinião?
Histórico
Campeã nos anos de 1977, 1996, 2007 e 2011, a Chapecoense busca o quinto título estadual e terá vantagem nas finais do Catarinense Havan 2016. Doze vezes campeão catarinense, o Joinville será mandante do primeiro jogo neste domingo , 1º de maio, na Arena Joinville, às 16 horas. A partida de volta será no dia 8 de maio, em Chapecó, na Arena Condá.
Fonte: Site Oficial/FCF Foto: Gilberto Pace Thomaz/Site Oficial/Chapecoense
Campeã nos anos de 1977, 1996, 2007 e 2011, a Chapecoense busca o quinto título estadual e terá vantagem nas finais do Catarinense Havan 2016. Doze vezes campeão catarinense, o Joinville será mandate do primeiro jogo no próximo domingo, 1º de maio, na Arena Joinville, às 16 horas. A partida de volta será no dia 8 de maio, em Chapecó, na Arena Condá.
Categoria: Chapecoense, Destaque, Joinville