Futebol Catarinense na luta contra o racismo

| 31 de janeiro de 2016

PrintA Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) e a Federação Catarinense de Futebol abraçaram a Campanha Estadual de Combate ao Racismo, criada pela OAB/SC. O evento de lançamento do Estadual no auditório da OAB, em Florianópolis, foi o primeiro passo. Neste domingo, no primeiro jogo da TV aberta, entre Criciúma e Avaí, no Heribero Hülse, acontecerá o segundo momento. Uma faixa com a frase “Cartão vermelho para o racismo” vai circular antes e durante o jogo, com uma série de atividades envolvendo os dois clubes, seus dirigentes e jogadores.

“O racismo presente no futebol é o mesmo presente na sociedade. Ele precisa ser entendido e enfrentando num plano mais amplo, e não apenas num segmento específico. Temos que ensinar as nossas crianças, filhos, netos, que ninguém deve ser avaliado pela cor da sua pele, seja em qualquer local, posição ou situação que se apresentar”, explica o advogado Fábio Dias, da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC, idealizadora da campanha.

postfacebookNo jogo de Criciúma estão previstas algumas atividades:

  • Os mascotes e os presidentes dos dois clubes (Criciúma e Avaí) entrarão em campo, liderando o grupo de jogadores.
  • Gandulas vão segurar a faixa da campanha da OAB contra o racismo.
  • A dupla sertaneja de muito sucesso na Região Sul (Neguinho e Emanuel) vai cantar o Hino Nacional, que será seguido do Hino de SC.
  • Os jogadores posarão para foto todos misturados, junto com os presidentes e os mascotes e a faixa na frente, demonstrando apoio à campanha.
  • Antes e no intervalo da partida será realizada uma série de atividades de interação entre os dois mascotes com a torcida. Tudo para mostrar a união dos clubes.

Fonte/Foto: Paulinho Scarduelli/Imprensa/Associação dos Clubes Profissionais de SC

Categoria: Avaí, Criciúma, Destaque

.