Fora da Libertadores: Sem concordar com a eliminação, Chapecoense vai recorrer da decisão da Conmebol
Por escalação irregular, Conmebol retirou os pontos da vitória da Chapecoense por 2 a 1 e concedeu vitória ao Lanús por 3 a 0. Clube catarinense está eliminado da Libertadores 2017.
Através da assessoria de imprensa, a diretoria da Chapecoense se manifestou apenas dizendo que irá recorrer da decisão da Conmebol que puniu com eliminação o clube catarinense da Libertadores da América, pela utilização irregular do zagueiro Luiz Otávio (foto) na partida diante do Lanús, na Argentina, pela Libertadores 2017.
O jogador atuou naquela partida e ainda fez um dos gols da vitória da Chape por 2 a 1. Nesta terça-feira, depois de permitir defesa através de vídeo-conferência, e pressionada por terceiros interessados, entenda-se Lanús e Zulia, a Conmebol aplicou a punição de reverter o placar pró-Chape para vitória do Lanús por 3 a 0.
A partida desta noite na Arena Condá está mantida e a Chapecoense precisa vencer o Zulia da Venezuela para buscar vaga para a Sul-Americana.
A Conmebol não pode mesmo se responsabilizar por desencontros internos de qualquer clube, tanto que a Chapecoense acabou admitindo que o e-mail informando sobre a punição de 3 jogos dada ao Luiz Otávio chegou, mas direcionado para outro setor do clube que não o futebol profissional ou o departamento jurídico.
Também, em nenhum momento, a Chapecoense soube explicar o “desinteresse” do seu departamento jurídico sobre o julgamento e a decisão pós-julgamento do atleta, ficando apenas na espera de um e-mail, quando deveria o clube ir em busca da informação, seja através de contato telefônico ou pessoal.
Por último, o presidente da Chapecoense ainda foi avisado por um dirigente da Conmebol no dia da partida diante do Lanús, mesmo que minutos antes de começar o jogo, que Luiz Otávio tinha sido suspenso por 3 partidas, mas mesmo assim o dirigente “bancou” a escalação do jogador, o que atenuou qualquer chance de defesa, por desconsiderar um último aviso da Conmebol.
Já a Conmebol precisa modernizar e ampliar as opções sobre as informações aos clubes de profissionais ligados ao futebol e aos torneios organizados pela entidade. Depender de um simples e-mail é arriscado demais.
Foto: Sirli Freitas
Categoria: Chapecoense, Destaque