Empatou: Avaí e Chapecoense estão iguais em decisões de título entre si
Em 1977, deu Chapecoense. Em 2009, deu Avaí. Em 2017, deu Chapecoense. Em 2019, deu Avaí. A rivalidade aumenta ano a ano e é preciso valorizar essa disputa sadia e sem grandes complicações entre os clubes.
Saiba os detalhes das 4 decisões entre Avaí x Chapecoense:
1977 – Chape campeã
A Associação Chapecoense de Futebol foi fundada em 10 de maio de 1973, fruto da fusão de antigos clubes do futebol amador de Chapecó, o Atlético Chapecó e o Independente.
O primeiro título da Chapecoense diante do Avaí veio com a vitória por 1 a 0 no estádio Índio Condá, dia 30 de outubro. O gol foi marcado por Jaime. A arbitragem foi de Alvir Renzi, que deixou o gramado carregado pela torcida. Foi um jogo de muitas confusões.
2009 – Avaí campeão
O Campeonato Catarinense de 2009 teve 10 equipes, começando em 17 de janeiro e terminando em 3 de maio. Na primeira partida em Chapecó, o Avaí perdeu por 3 a 1. No segundo jogo, na Ressacada, foi o Leão da Ilha comandado por Silas quem venceu a Chapecoense, devolvendo o 3 a 1 no tempo normal. Na prorrogação, goleou por 3 a 0, gols de Marquinhos Santos, Lima e Ferdinando. O Leão da Ilha deu a volta olímpica e o Avaí ainda seria bicampeão catarinense em 2010.
2017 – Chape campeã
Foi o primeiro título pós-tragédia de 2016, ano em que a Chape de Danilo, Rafael Lima, Kempes, Ananias, Cleber Santana, Bruno rangel e Cia, havia se sagrado campeã. Em 2017, foi bicampeã.
Em jogos de ida e volta, a Chape venceu a primeira na Ressacada por 1 a 0, gol de Luiz Antônio. Heber expulsou Capa e Andrei Girotto ainda no primeiro tempo.
No jogo final em Chapecó, vitória do Avaí por 1 a 0, em um golaço do lateral Leandro Silva. Marquinhos Santos ainda perdeu a grande chance da vitória e do título ao perder o gol na reta final do segundo tempo.
Por jogar favorecida por dois resultados iguais, a Chapecoense de Reinaldo, Apodi, Rossi e Wellington Paulista, deu a volta olímpica com o Avaí sendo o vice-campeão catarinense.
2019 – Avaí campeão
Empate em jogo único na Ressacada em 1 a 1 no tempo normal, gols de Régis e Alex Silva. Nas penalidades, 4 a 2 para o Avaí. A polêmica aconteceu na cobrança de falta do Bruno Pacheco e que a bola teria batido no travessão e entrado, fazendo com que o árbitro Bráulio da Silva Machado acionasse o VAR (árbitro de vídeo), que acabou confirmando que a bola não entrou. Muita gente ficou em dúvida, mas Bráulio terminou o jogo e o campeão foi o Avaí.
Fonte: Agência de Notícias Mix Mídia Foto: Rodrigo Polidoro/Mix Mídia
Categoria: Avaí, Catarinense 2019, Chapecoense, Destaque, Outros assuntos