Em alto estilo: chama olímpica “iluminou” Brasília
Oficialmente, os Jogos Olímpicos Rio 2016 só começam em 5 de agosto, quando a pira olímpica for acesa na cerimônia de abertura no Maracanã. Mas, neste 3 de maio, o Brasil entrou para valer no clima com o 1º dia do Revezamento da Tocha Olímpica, em Brasília.
Do aeroporto, a chama seguiu para o Palácio do Planalto onde, após uma cerimônia, a pira olímpica foi acesa. A jogadora de vôlei e bicampeã olímpica Fabiana Claudino recebeu a tocha das mãos da presidenta Dilma Rousseff, para o início do revezamento no Brasil. Ela abriu o tour pelo país descendo a rampa do Palácio do Planalto.
Pelos próximos 94 dias, a chama percorrerá mais de 300 cidades de todos os estados da federação até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto para a abertura dos Jogos Olímpicos.
Chegada
A chama desembarcou na capital federal em voo especial vindo de Genebra. O avião, após ter sido escoltado por dois caças da Força Aérea, pousou às 7h25 e, às 7h48, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, surgiu na entrada do avião segurando a chama olímpica, que foi recebida por diversas autoridades, entre elas o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o ministro do Esporte, Ricardo Leyser.
Goiânia
A prefeitura de Goiânia divulgou nesta terça-feira, 3, os detalhes da passagem da Tocha Olímpica pela cidade, prevista para a tarde de quinta-feira, 5. O trajeto de 20 km pelas ruas da cidade será feito por 97 condutores, trocados a cada 200m.
O revezamento começará na Praça do Trabalhador, em frente à Câmara Municipal. Depois, a Tocha passará pelos Setores Oeste, Bueno, Marista e Central. O encerramento será na Praça Cívica, onde acontecerá uma celebração com diversas atrações artísticas. Haverá a interdição parcial do fluxo de trânsito em determinados lugares.
Trajeto
Nesta quarta, a chama passará pelas cidades de Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Anápolis. Na quinta, percorrerá Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia. Na sexta, segue para Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. O roteiro pelo estado de Goiás termina no sábado, nas cidades de Pires do Rio, Ipameri e Goiandira.
Fonte: Ascom/Ministério do Esporte