Editorial: Torcida única é o atestado de incompetência da Segurança Pública.

| 5 de maio de 2018

bannerSSPTorcida Única é o atestado de incompetência da Segurança Pública. Não resolve, não pune, e somente empurra a sujeira para debaixo do tapete. A população de bem não pode pagar essa conta da meia dúzia que segue impune, muito mais por fragilidade do sistema e da falta de trabalho preventivo de quem deve – por obrigação – nos dar Segurança.

O que aconteceu ao meio-dia deste sábado em Campinas, interior paulista, com confrontos entre duas torcidas altamente violentas, já punidas ao longo dos anos, é apenas o retrato do que acontece no Brasil em várias cidades. O torcedor da Ponte que mandou recado pelo Facebook acabou tombando. Infelizmente, se resolve tudo na bala, não mais no soco.

Se o jogo entre Guarani x Ponte Preta ainda vai acontecer às 19 horas deste sábado, e com torcida única, por que integrantes das Organizadas se encontraram ao meio-dia? Foi um encontro casual? Óbvio que não. Estava marcado. É sempre assim que acontece.

Aqui em Florianópolis não é diferente. Há um pacto entre as duas principais Organizadas de não envolver polícia no meio. Sem X-9. É o mesmo ditado da balada, ou seja, o que acontece na balada, fica na balada.

Sobra para os familiares desses integrantes, a maioria jovens, os maiores afetados. E agora querem que a torcida de bem, 90% da massa que vai ao estádio, tanto avaiana como alvinegra, seja punida com torcida única. Isso é um absurdo, uma vergonha.

Eu não irei encabeçar, mas um abaixo-assinado conta com meu apoio. O Governo de SC – através da Secretaria de Segurança Pública – precisa resguardar quem pretende ir ao estádio seguir o seu time do coração. Os nossos impostos servem para isso também.

Torcida Única é bom para acomodados e incompetentes. Identifica quem apronta e prende. Não adianta sair dando tiro de bala de borracha na multidão. Atuem, com prevenção. Evitar a presença da torcida adversária é colaborar com os aprontadores. É isso que eles querem. Mas quem é do bem não quer isso não. Quer Justiça, seja para que lado for.

Não contem comigo para avalizar Torcida Única nos clássicos entre Figueirense x Avaí ou Avaí x Figueirense. nem lá e nem cá. Sei muito mais do que vocês, gestores, homens da Segurança Pública, sabem. O que a torcida de bem não sabe é que esse confronto entre as torcidas organizadas já passou há anos apenas da esfera do futebol. E isso é caso de polícia. Bem longe dos estádios.

Categoria: Avaí, Destaque, Figueirense, Outros assuntos

About the Author ()

.