Editorial – O fardo está muito pesado apenas para o capitão Betão

| 6 de agosto de 2019

Ressacada1Hoje consegui um tempinho no início da manhã e dei uma caminhada pelo Calçadão da Felipe Schimidt e de ponta a ponta a pergunta era uma só: o Avaí já caiu? Entre as respostas, ainda é cedo, é preciso reagir, existe essa possibilidade real de queda precoce, e depende muito do elenco. É nisso que me apego: elenco do Avaí. Por que apenas um deles está sobrecarregado? Vamos aos fatos!

A primeira, e a maior das hipóteses, eu colocaria como a falta de um Marquinhos Santos em campo. Não me refiro apenas ao futebol do então craque avaiano e sim pelo que ele representava como líder para o time, a confiança que trazia para 99% da torcida, porque sempre tem aquele 1% dos contras, e o temor e o respeito que os adversários tinham com ele em campo.

O Avaí não preparou ao longo do tempo um substituto para M10. Ele parou, o Avaí parou com ele. Óbvio que não se faz um ídolo do dia para noite, Marquinhos não nasceu ídolo e sim se tornou ídolo. Mas, atualmente, o Avaí está sem uma referência.

Agora vem o Betão na análise, um líder nato, um jogador rodado, diferenciado, um grande capitão. Só que estão deixando o Betão sozinho dar a cara a tapa. Tinha que ter mais gente. Em 1998, apenas como exemplo, o Avaí tinha César Silva, Jefferson Douglas, Grizzo, Dão, Titi, eram vários líderes. O fardo está pesado para o Betão.

É uma vergonha para eles mesmos não ter uma vitória em 13 jogos. Uma humilhação ser rebaixado em setembro e com campeonato até dezembro. Estão com salários em dia, jogam em um time de ponta, moram em uma cidade que milhões de pessoas queriam viver, e se escondem desse jeito? Eu teria vergonha de sair na rua.

Olha, vocês jogadores do Avaí, que tratem de dar um basta nisso. Não estou dizendo que fazem corpo mole, que não se dedicam em campo, nada disso, apenas que o algo mais apareça, que saiam os 11 arrebentados de campo, sangrando, mas que façam algo melhor de vocês mesmos. É um absurdo esse jejum de 13 jogos.

Houve erros na montagem do elenco, podemos citar um ou outro, mas no geral o elenco não é ruim, o elenco do Avaí não é para estar nessa situação de lanterna, fazendo o torcedor sofrer, a diretoria, a nação avaiana. Se atrasa salário a culpa é do presidente, se a torcida vira as costas pro time, a culpa não é de vocês, é de quem então?

O que é preciso é os jogadores chamarem a responsabilidade para si, porque o que estão produzindo é pouco, não sairão dessa nem que a vaca tussa, como diz o ditado. Logo, se fechem, façam um pacto pela reação, mas não apenas da boca para fora.

É preciso destacar as mancadas no departamento de futebol como a demora na troca de treinador. Eu já havia alertado. Ficaram muito tempo com o Geninho. Antes, com Claudinei. Presidente de clube não tem que ser amiguinho de treinador, tem que cobrar resultados.

Também não se deve misturar os assuntos, porque o Avaí vem sendo saneado, a Ressacada cada vez mais modernizada, as contas equilibradas, as dívidas sendo pagas, o que deixa o torcedor azurra muito feliz e realizado. O problema é que é Avaí Futebol Clube e o futebol é o seu carro-chefe.  Ninguém pode fazer nada, apenas os jogadores. Chegou a hora de vocês pagarem a conta.

Categoria: Avaí, Brasileiro Série A 2019, Destaque

.