Coritiba é o primeiro classificado da Região Sul na Liga Feminina de Futebol Sub-20

| 13 de maio de 2016

coxaJogando em casa, equipe paranaense (foto) goleou Duda/Canoas e garantiu a classificação. Criciúma e Foz/Cataratas empataram e vão decidir segunda vaga na última rodada  – Foto: Dirceu Maschio

Jogando diante de sua torcida, o Coritiba foi a primeira equipe da Região Sul a garantir vaga na 2ª fase da Liga Feminina de Futebol Sub-20. A goleada por 4 a 1 sobre o Duda/Canoas levou o Coxa a 10 pontos na liderança do Grupo 2. Completando os jogos da segunda rodada do returno, Criciúma e Foz/Cataratas empataram por 1 a 1 e decidirão a segunda vaga da chave na última rodada, domingo.

Coritiba (PR) 4×1 Duda/Canoas (RS):
Abrindo a segunda rodada do returno no Vila Hauer Esporte Clube, Coritiba e Duda/Canoas fizeram um jogo de opostos nessa sexta-feira. Os três pontos dariam a liderança isolada ao time da casa, além da classificação antecipada para a segunda fase do torneio, enquanto para as gaúchas era a única chance de seguirem com alguma chance de disputar uma das vagas no torneio.

O primeiro tempo de jogo deixou bem claro o equilíbrio técnico do Grupo 2. Mesmo com vantagem de pontos, em nenhum momento o Coritiba demonstrou tamanha superioridade sobre as rivais e o jogo foi muito disputado nos 45 minutos inicias. Sem gols antes do intervalo, o Duda/Canoas voltou decidido a definir a partida buscando o ataque e acabou deixando espaços para contra-ataque.

Explorando os espaços na defesa adversária, o Coxa matou o jogo em 14 minutos. Aos 13, Luana Karoline abriu o marcador. Cinco minutos depois, Mayara deixou o seu. Aos 21, novamente Luana Karoline, e aos 27 Luana Rodrigues deram 4 a 0 de vantagem as paranaenses no placar. O Duda/Canoas tentou esboçar uma reação com Paloma, mas já era tarde. 4 a 1 para as donas da casa e a vaga na próxima fase garantida.

Criciúma (SC) 1×1 Foz/Cataratas (PR):
Um ponto separava o Foz/Cataratas do Criciúma. Ao mesmo tempo, a vitória da equipe paranaense garantiria o time na segunda fase, já que as catarinenses não teriam mais condições de alcançar os adversários do Paraná. Sabendo da necessidade dos três pontos, o Tigre foi para cima logo no início da partida e aos 16 minutos abriu o placar com Mylena.

O gol mudava todo o cenário do Grupo 2, dando ao time catarinense a segunda posição na chave. Daí para frente, era o Foz quem precisava do empate. Em desvantagem a equipe paranaense passou a buscar mais o ataque, mas sem sucesso. Eis que em uma boa oportunidade na linha de frente, Thamyis não perdoou e deixou tudo igual. O empate se manteve até o final e deixou as duas equipes bem encaminhadas para a próxima fase.

Com seis pontos, o Criciúma encara o já eliminado Duda/Canoas na última rodada. Uma vitória garante a equipe na próxima fase, seja na segunda posição ou como um dos dois melhores terceiros colocados. Já Coritiba e Foz fazem o jogo que vale a ponta da tabela. Com três pontos a mais, o Coxa pode até perder por até dois gols de diferença que segue na ponta. Em caso de vitória por três ou mais gols, o Foz termina na liderança. Lembrando que as partidas da última rodada do returno serão realizadas na Arena Vermelha, às 8h e 10h.

Jogos do returno – Grupo 2
11/05/2016 – 9h – Coritiba (PR) 2×0 Criciúma (SC) – Vila Hauer
11/05/2016 – 11h – Duda/Canoas (RS) 0x0 Foz/Cataratas (PR) – Vila Hauer
13/05/2016 – 9h –– Coritiba (PR) 4×1 Duda/Canoas (RS) – Vila Hauer
13/05/2016 – 11h – Criciúma (SC) 1×1 Foz/Cataratas (PR) – Vila Hauer
15/05/2016 – 8h – Foz/Cataratas (PR) x Coritiba (PR) – Arena Vermelha
15/05/2016 – 10h –Criciúma (SC) x Duda/Canoas (RS) – Arena Vermelha

Classificação – Grupo 2 – Região Sul
1º Coritiba (PR) – 10 pontos – 5J – 3V – Saldo +6
2º Foz/Cataratas (PR) – 7 pontos – 5J – 1V – Saldo +1
3º Criciúma (SC) – 6 pontos – 5J – 1V – Saldo +2
4º Duda/Canoas (RS) – 2 pontos – 5J – 0V – Saldo -9

Formato da competição:
A competição será realizada em quatro fases, sendo que na primeira fase os clubes serão divididos em três grupos com quatro equipes cada. As equipes se enfrentam em dois turnos e as duas melhores equipes, mais as duas melhores terceiras colocadas, avançam para a segunda fase, chamada de quadrangulares finais. Nessa etapa, os times serão divididos em dois grupos com quatro times cada e os dois melhores avançam para a semifinal. A partir daí serão jogos eliminatórias, com os dois vencedores disputando a final e os perdedores jogando 3º e 4º.

A primeira etapa da Liga Feminina de Futebol Sub-20 foi realizada entre os dias 30 de março e 03 de abril e 04 a 08 de maios, com as equipes das Regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste. Fortaleza sediou os jogos envolvendo Aliança (GO), Iranduba (AM), Caucaia (CE) e Juventus (CE), com destaque para a equipe amazonense, que venceu as seis partidas no turno e returno, encerrando a primeira fase com 18 pontos. A segunda posição ficou com o Aliança, também classificado. Já entre os dias 6 e 10 de abril, as equipes da Região Sul se enfrentaram em Criciúma, com jogos entre a equipe da casa, Coritiba, Duda/Canoas e Foz Cataratas. E as catarinenses fizeram bonito terminando na ponta da tabela em um grupo extremamente equilibrado. Fechando a primeira etapa, entre os dias 13 e 17 de abril, as equipes da Região Sudeste -Vasco da Gama, Ferroviária, São José e ADECO -, se enfrentaram na capital paulista e Vasco da Gama e Ferroviária terminaram com seis pontos.

No mês de maio todos as equipes voltam a se encontrar ainda dentro dos próprios grupos para definir as oito equipes que avançam para os quadrangulares finais. As equipes da Região Sul jogam em Curitiba, nessa semana, e as da Região Sudeste no Rio de Janeiro, a segunda etapa. Enquanto os times das Regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste já encerram os jogos da primeira fase.

Informações para imprensa: Danilo Caboclo/Sixcomm

Categoria: Outros clubes

About the Author ()

.