Com Joice Silva e Gilda Oliveira, Luta Olímpica feminina estreia nos Jogos Olímpicos do Rio

| 17 de agosto de 2016

lutaBrasileiras entram em ação nesta quarta-feira (17/08), às 10h , na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico, em busca da primeira medalha nacional na modalidade

O estilo livre feminino da Luta Olímpica nacional estreia nos tapetes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 17.08, às 10h, com duas representantes: Joice Silva categoria até 58kg e Gilda Oliveira até 69kg. Joice, única representante da modalidade nos Jogos de Londres 2012, e ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 faz sua primeira luta contra Aisullu Tynybekova, do Quirguistão. Já Gilda Oliveira encara a israelense Ilana Kratysh, ambos confrontos valem pelas oitavas-de-finais em suas respectivas categorias.
“Mal posso esperar a hora de entrar na Arena para competir com toda torcida do lado da equipe brasileira. É o momento de colocar em prática tudo que treinamos e vamos em busca dessa tão sonhada medalha olímpica”, explicou Joice, ouro também no pan-americano da modalidade em 2015.
O sorteio apontou a japonesa tricampeã olímpica, Kaori Icho, do lado oposto da chave de Joice, ou seja, um confronto entre Kaori e Joice acontece apenas em uma possível final. Já Gilda Oliveira, ouro nos Jogos Sul-americanos 2014, está do mesmo lado da chave da campeã olímpica da favorita russa Natalia Vorobeva, mas a carioca sabe que todos os confrontos na competição devem ser encarados como uma grande final.

“São 18 atletas, mas apenas quatro vagas no pódio. Todos possuem o mesmo objetivo e treinaram para estar no auge da forma aqui. Cada luta tem que ser encarada como uma disputa por medalha. É um sonho poder disputar minha primeira olimpíada na cidade onde nasci”,vibrou Gilda, lembrando que na Luta Olímpica oferta além do ouro e da prata, dois bronzes por categoria de peso, totalizando 72 medalhas por edição de Jogos Olímpicos.

As repescagens e finais começam às 16h. Na quinta-feira, 18/08, Lais Nunes até 63kg e Aline Silva até 75kg encerram a participação recorde dos brasileiros em uma edição dos Jogos Olímpicos.

Foto: Kaio Almeida para CBW

 

Categoria: Destaque, Rio 2016

About the Author ()

.