Chapecoense x Joinville decidindo título pela terceira vez na história

| 20 de fevereiro de 2021

DI2016Nas duas decisões anteriores contra o Joinville, 1996 e 2016, deu Chapecoense campeã. A Recopa Catarinense não tem o peso do Campeonato Catarinense, mas o confronto deste domingo (21) entra para o campo das estatísticas.

Disputa no Estadual

A primeira decisão de título entre ambos aconteceu em 1996 e teve muita polêmica, principalmente no segundo e decisivo confronto.

No primeiro jogo, vitória do JEC por 2 a 0, no Ernestão. A partida decisiva aconteceria dia 13 de julho no estádio Índio Condá, mas um foguetório na madrugada anterior fez com que a delegação do Joinville não conseguisse dormir, com o presidente Vilson Florêncio determinando o retorno da delegação para o norte catarinense, fato que eu e o narrador Sérgio Murilo acompanhamos com exclusividade para a rádio CBN/Diário. Eu era o repórter, naquela oportunidade.

Não tendo a partida, o caso foi parar no STJD/RJ, que determinou o confronto para 18 de dezembro de 1996. E a Chape venceu por 1 a 0 no tempo normal, gol do Marquito, e 1 a 0 na prorrogação, gol do Gilmar Fontana.

Há um bandeirão sempre colocado na Arena Conda “1996 – O foguetório” que acabou ficando marcado e eternizado para o torcedor chapecoense.

Escalações de 1996

Chapecoense: Madruga; Fábio, Lúcio, Remerson e Itá; Nenê, Marcos Paulista (Marquito), Índio (Gilmar) e Miguel; Paulo Roberto e Jair. Técnico: Joel Castro Flores.

Joinville: Silvio; Evandro (Paulinho), Jairo Santos, Bandoch e Clóvis; Veiga, Alciney, Bênson e Gilmar Nass; Luiz Américo e Marcos Paulo (Giovani). Técnico: Rafaelle Granitti.

 A 2ª decisão (2016)

O empate em 1 a 1 na Arena Condá, debaixo de muita chuva, deu o título de 2016 para a Chapecoense, o quinto da história da Chape em SC, enquanto o JEC ficou tri-vice (2014/15 e 16).

Escalações de 2016

Chapecoense: Danilo; Gimenez, Rafael Lima, Thiego e Dener; Josimar, Gil, Cleber Santana e Ananias; Lucas Gomes (Hyoran) e Kempes (Rangel). Técnico: Guto Ferreira

Joinville: Agenor; Edson Ratinho, Rafael Donato, Bruno Aguiar e Diego; Naldo (Cadu), Diones, Diego Felipe (Felipe Alves), Pereira e Juninho (William Paulista; Adriano. Técnico: Hemerson Maria

Gols: Diego Felipe, aos 41 minutos do primeiro tempo e Bruno Rangel, aos 23 do segundo tempo.

Foto: Diário do Iguaçu/Chapecó

Categoria: Chapecoense, Destaque, Joinville

.