Catuana Kim é o Fita Azul da Regata Baía Sul
Atual campeão brasileiro de ORC, veleiro completou o percurso em dia perfeito com vento nordeste em Florianópolis – Foto: Danilo Caboclo/ICSC
O retorno da Copa Veleiros de Oceano, com a realização da Regata Baía Sul, não poderia ter um cenário mais adequado. O sábado amanheceu com condições de vento nordeste, com intensidade variando de 15-25 nós, em um lindo dia de sol para o deleite das tripulações. Com largada na Baía Sul, próximo a Ponte Pedro Ivo Campos, as embarcações cumpriram o percurso entre Coqueiros, São José e a Sede Central do Iate Clube em um dia perfeito para o velejo.
Atual campeão brasileiro de ORC, o Catuana Kim, liderado pelo comandante Paulo Cocchi, aproveitou o sábado para fechar a regata como Fita Azul (primeira embarcação a cruzar a linha de chegada). Após uma boa largada, a tripulação campeã conseguiu contornar a primeira boia já na liderança. Sempre próximo aparecia o C30 Corta Vento, comandando por Daniel Mattos. As duas embarcações fizeram quase toda a regata bem perto, contornando a boa na Ponta de Coqueiros e na baía de São José juntos. Com percurso barla-sota de três pernas, os dois veleiros seguiam na ponta, até o Catuana abrir pequena vantagem antes da boia final em frente ao Iate Clube de Santa Catarina.
Segundo a cruzar a linha de chegada, pouco mais de um minuto atrás do Fita Azul, o Corta Vento assegurou a vitória na classe C30, enquanto o Arretado, do comandante Paulo Cesar, foi o vencedor na classe HPE25.
A competição desse sábado foi marcada também por ótimas disputas, especialmente na classe RGS A. Após a correção de tempo, o veleiro Bruxo, comandando por Luis Carlos Schaeffer, conquistou o título da etapa com vantagem de apenas 37s sobre o vice-campeão Plâncton. Completou o pódio a embarcação Açores III. Fechando a Regata Baía Sul, o Quival, de comandante Edio Luz, venceu a disputa com Carino (2º) e Klympp (3º).
Com a conclusão da Regata Baía Sul seis etapas já foram realizadas até o momento na Copa Veleiros de Oceano: Regata Centro-Jurerê (fevereiro), Regata Cidade de Florianópolis (março), Regata Fortalezas (abril), Regata Tripulação (junho) e Regata Lineares (junho). Até o final da temporada estão programadas a Regata Arquipélago (setembro), Regata Mormaii (outubro), Regata Marejada (novembro) e a Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o calendário náutico do ICSC no mês de dezembro.
Informações para imprensa: Danilo Caboclo/SixComm Assessoria de Imprensa
Categoria: Outros esportes