Campeonato Catarinense de 2014: Figueira quebra jejum de títulos
O Campeonato Catarinense de 2014 foi especial para os Alvinegros. O Furacão do Estreito voltou a erguer a taça do estadual após um jejum de titulos de 6 anos. O adversário da temporada passada é o JEC, mesmo adversário das finais deste ano. Em dois jogos emocionantes, o Alvinegro garantiu a décima sexta taça do Catarinense.
Regulamento
Primeira Fase: Os dez participantes jogaram entre si em turno único. Os quatro melhores avançaram para o quadrangular final. Os seis restantes disputam o hexagonal do rebaixamento.
Quadrangular: Os quatro participantes jogaram entre si em turno e returno. Os dois melhores são os finalistas.
Hexagonal do rebaixamento: Os seis participantes jogaram entre si em turno único. Os dois últimos colocados foram rebaixados para a Série B de 2015.
Mais uma vez, Figueirense e Joinville protagonizaram as finais do Catarinense. Foram duas grandes partidas que mexeram com o região norte e com a capital do estado. Na partida de ida, na Arena, o JEC venceu o Figueira por 2 a 1. Wellington Saci e Edigar Junio marcaram para o Tricolor. Éverton Santos descontou para o Alvinegro. Na partida de volta, no Orlando Scarpelli, o Furacão deu o troco vencendo também por 2 a 1, erguendo dentro de seus domínios a taça do estadual. Dudu e Lucio Maranhão anotaram os gols do time de Florianópolis. Wellington Saci diminuiu para o Coelho.
Fichas técnicas
Partida de Ida
Arena Joinville, Joinville
Público: 17 087 pagantes
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Partida de volta
Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis
Público: 17 795 pagantes
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Escalações
O time-base do Figueirense era formado por Tiago Volpi; Leandro Silva, Nirley, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Luan, Marcos Assunção e Giovanni Augusto (Ivan); Dudu (Léo Lisboa), Éverton Santos e Lúcio Maranhão (Ciro). Técnico: Vinícius Eutrópio.
O time-base do Joinville era formado por Ivan; Murilo (Fernando Viana), Bruno Aguiar, Rafael e Bruno Costa; Naldo, Franco (Alex), Marcelo Costa e Wellington Saci; Tartá (Francis) e Edgar Junio. Técnico: Hemerson Maria.
Foto: Luiz Henrique/Figueirense/Divulgação
Categoria: Destaque, Figueirense, Joinville