Campeonato Catarinense de 2006: Figueira conquista o título com vitória de 3 a 0 sobre o JEC
Formula de disputa do torneio: 12 equipes foram distribuídas em 2 grupos de 6. Em cada grupo, os clubes jogaram entre si, todos contra todos, com partidas de ida e volta. Os 4 melhores colocados de cada grupo foram classificados para a 2ª Fase. Nessa fase, os 8 restantes foram divididos novamente em dois grupos de 4 participantes cada, onde jogaram todos contra todos novamente. Os dois melhores foram classificados para às Semi-Finais. As Semi-Finais foram disputadas em jogos de ida e volta, sendo que o primeiro de um grupo enfrentava o segundo do outro. Os vencedores se enfrentaram em uma final de 2 jogos.
Furacão e Tricolor levaram a melhor e foram os finalistas do estadual daquele ano. O primeiro jogo das finais foi em território joinvilense. Na Arena, o JEC levou a melhor sobre o Alvinegro por 2 a 1. Na volta, em Florianópolis, o Figueira precisava da vitória para levantar a taça. Apoiado por sua torcida, o time da Capital foi atrás do resultado e acabou aplicando 3 a 0 na equipe Tricolor. Cícero, Soares e Fernandes anotaram os gols que garantiram ao Furacão o título do Campeonato Catarinense de 2006.
Escalações
O time-base do Figueirense era formado por Dalton; Flávio, Rodrigo Souto, Edson, Fininho; Carlos Alberto, Henrique, Cícero, (Vinicius), Marquinhos Paraná ; Thiago, (Fernandes), Schwenck e (Soares). Técnico: Adilson Batista.
O time-base do Joinville era formado por William; Leandro Souza, (R. Vidal), Bênson, Alex, Rafael Tesser; Makelele, (L. Vieira), Claudemir, Rodrigo Ninja, Elizeu; Fantick, (Edgar), e Henrique. Técnico: Sérgio Ramirez.
Árbitro da partida: Paulo Henrique de Godoy Bezerra
Público do confronto: 16.636 torcedores
Foto: Divulgação
Categoria: Destaque, Figueirense, Joinville