Brasil consegue o tricampeonato do Desafio Piraquê Raia Rápida
Bruno Fratus, Henrique Martins, Henrique Rodrigues e João Gomes Jr. garantiram terceiro título consecutivo da competição. Atletas amadores foram as estrelas do Festival Raia Rápida com provas para crianças e adultos.
Na manhã deste domingo (25), o Brasil conquistou o tricampeonato seguido do Desafio Piraquê Raia Rápida. A competição ocorreu pela primeira vez no Estádio Aquático Olímpico e reuniu aproximadamente dois mil apaixonados por natação que vibraram demais com a vitória brasileira. Desde 2014, o Brasil venceu todas as edições do evento.
Destaque para João Gomes Jr e Henrique Martins que venceram as provas de nado peito e borboleta, respectivamente. Na disputa dos nados livre e costas, os mais velozes foram Anthony Ervin (EUA) e Gerhard Zandberg (AFS) . Na disputa do revezamento 50 m medley, vitória do time verde-amarelo. Bruno Fratus, que fechou a prova, comemorou bastante a vitória.
“O formato da competição é muito bom, o revezamento é sempre emocionante porque quem vencesse essa última prova iria vencer o Raia Rápida e ter o direito de zoar os outros caras (risos). Nadar aqui é muito bom, estou feliz por ter feito parte disso”, disse Bruno.
Grande nome ao lado de Bruno Fratus, o norte-americano, medalha de ouro nos Jogos Rio 2016, Anthony Ervin celebrou mais uma oportunidade de voltar ao Rio de Janeiro e do prazer que é disputar o Raia Rápida.
“É muito bom voltar ao Rio de Janeiro para competir no Raia Rápida. Eu já tinha planejado voltar para o evento antes mesmo de disputar os Jogos Olímpicos. Eu gostei bastante daqui… desde a primeira vez que vim há três anos. Foi uma experiência incrível, com uma vibração positiva muito grande”, afirmou Ervin.
Campeão dos 50m costas, João Gomes celebrou o calor da torcida que compareceu ao Estádio Aquático e empurrou os brasileiros rumo ao tricampeonato.
“O público brasileiro tem muita qualidade. É indescritível, maravilhosa, uma torcida calorosa que vibra e torce muito. Foi uma sensação enorme participar de novo desta competição e estar novamente no Parque. É algo que vou guardar para o resto da vida. Não tenho nem palavras para descrever o quanto isso é bom. Sem dúvida, vai me dar muito força para o próximo ciclo”
Festival Raia Rápida
Antes dos atletas da elite da natação mundial entrarem na piscina, diversos atletas amadores foram as estrelas no Festival Raia Rápida. Ele reuniu provas Kids e Open, para crianças e amadores, que tiveram a oportunidade de nadar no palco de grandes conquistas dos Jogos Rio 2016. Entre eles estavam os campeões olímpicos Gustavo Borges e Djan Madruga, que quando anunciados levaram o público à loucura. Quem veio assistir ao evento contribuiu com latas de leite em pó que serão doadas ao Instituto Pró Criança Cardíaca. Foram mil latas recolhidas no total.
Campeões Raia Rápida:
2012 – EUA – Josh Schneider/ Adam Mania/Mike Alexsandrov/ Eugene Godsoe
2013 – Austrália: Daniel Arnamnart / Christian Sprenger / Matt Targett / Matt Abood
2014 – Brasil – Matheus Santana/ Nicholas Santos/ Felipe França / Guilherme Guido
2015 – Brasil – Matheus Santana, Nicholas Santos, Felipe França e Daniel Orzechowski
2016 – Brasil – Henrique Rodrigues, João Gomes Jr., Henrique Martins e Bruno Fratus
O Raia Rápida é uma realização do Instituto Faz Sport, com promoção da Effect Sport e conta com o patrocínio da Piraquê, parceria esportiva da Arena, apoio do Ticket Agora, Myrtha Pools, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio Eventos e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. A competição tem ainda a parceria de mídia da Revista Swim Channel, 30 Todo Dia e Boa Diversão. O evento apoia ainda o Instituto Pro Criança Cardíaca. Hotel oficial Grand Mercure.
Raia Rápida 2016 – Resultados
COSTAS – Final individual (homem a homem)
1º – Gehard Zandberg (AFS) – 25:54
2º – Simoni Sabbioni (ITA) – 25:63
Henrique Rodrigues (BRA) eliminado na 2ª bateria
Eugene Godsoe (EUA) eliminado na 1ª bateria
PEITO – Final individual (homem a homem)
1º – João Gomes Junior (BRA) – 27:09
2º – Giulio Zorzi (AFS) – 27:52
Fabio Scozzoli (ITA) eliminado na 2ª bateria
Mike Alexandrov (EUA) eliminado na 1ª bateria
BORBOLETA – Final individual (homem a homem)
1º – Henrique Martins (BRA) – 23.34
2º – Tim Phillips (EUA) – 23:66
Roland Schoeman (AFS) eliminado na 2ª bateria
Daniele D’Angeli (ITA) eliminado na 1ª bateria
LIVRE – Final individual (homem a homem)
1º – Anthony Ervin (EUA) – 22:32
2º – Bruno Fratus (BRA) – 22:63
Douglas Erasmus (AFS) eliminado na 2ª bateria
Mirco Di Tora (ITA) eliminado na 1ª bateria
REVEZAMENTO 4x50m medley
1º – Brasil – 1:38:43
2º – África do Sul – 1:39:88
3º – Estados Unidos – 1:40:49
4º – Itália – 1:41:22
PONTUAÇÃO TOTAL
1º – Brasil – 15 pontos
2º – África do Sul – 11 pontos
3º – Estados Unidos – 7 pontos
4º – Itália – 3 pontos
Fonte: In Press Media Guide Foto:Satiro Sodré/Effect Sport
Categoria: Outros esportes