Adriane Lorenzato e Marcelo Ribeiro vencem a Meia Maratona Caixa 100 anos de Chapecó
Prova reuniu 1.500 atletas nesse domingo para comemorar o centenário da cidade catarinense com presença de muitas famílias. Adriane Lorenzato (foto) quebrou o recorde da competição – Foto: Junior Duarte
Adriane Lorenzato, com novo recorde, e Marcelo Ribeiro venceram nesse domingo a Meia Maratona Caixa 100 anos de Chapecó em dia marcado por uma linda festa na cidade do Oeste Catarinense. Quem acordou cedo para prestigiar o evento pode presenciar uma grande comemoração esportiva, com 1.500 participantes nos percursos de 21km, 10km, 5km, Caminhada Inclusiva e Maratoninha Kids.
Logo no início da manhã o clima já era de muita descontração nas proximidades da Praça Coronel Bertaso com a chegada dos atletas e acompanhantes. Com o clima ameno ajudando muito, especialmente aqueles corredores que tinham a intenção de baixar tempo, a prova teve início às 7h30.
Entre as mulheres o ritmo foi bem intenso desde o início dando indícios de que o recorde seria baixado. Adriane Lorenzato, Jasieli Rosa, Demaris Pain, Fabiana Santos e Franciele Steinck formavam o pelotão que liderava a prova desde os primeiros quilômetros. Se impondo na prova, Adriane passou a tomar a dianteira e abrir vantagem para as demais adversárias.
Após consolidar sua liderança a corredora passou a mirar o recorde, acelerando ainda mais na parte final. Com 1h30m50s, Adriane pulverizou a marca antiga (que pertencia a Maiara Baratieri em 2015 – 1h36m06s) para comemorar o título da meia Maratona Caixa 100 anos de Chapecó. Jasieli Rosa foi a vice-campeã seguida por Demaris Pain em terceiro. O nível feminino foi tão bom esse ano que as quatro primeiras colocadas correram para baixo da marca antiga.
Na prova masculina o recorde acabou não saindo, mas a disputa foi bem acirrada pelo primeiro lugar. Marcelo Ribeiro, Carlos Moura e Thiago Grassioli se destacaram na briga pelo título. Com uma boa estratégia, Marcelo Ribeiro conseguiu acertar bem sua prova e aos poucos foi ganhando terreno até cruzar em primeiro com 1h11m53, mais de um minuto à frente de Caros Moura e Thiago, segundo e terceiro respectivamente.
Nos 10km Marciel Silva e Jociley Rudysiuk conquistaram os títulos, enquanto nos 5km deu Ojanio dos Santos e Lisandra Zuanazzi.
Ponto alto da prova, a Maratoninha Kids e a Caminhada Inclusiva proporcionaram uma grande festa para o público. Mais de 200 crianças participaram do evento, que encerrou a programação desse domingo da Meia Maratona Caixa 100 anos de Chapecó. Os pais acompanharam e torceram muito para os filhos em um clima extremamente amistoso e de muita confraternização. Além disso, a caminhada teve um papel importante no sucesso do evento, pois a renda arrecadada com as inscrições foi revertida para a entidade Falcões do Oeste, equipe de Handebol para Cadeirantes.
A presença de muitas famílias foi fundamental para o sucesso da prova, que em 2017 registrou um crescimento de quase 50% em relação à edição passada. Os números comprovam que a prova em Chapecó se consolida como uma das principais de Santa Catarina.
Resultados:
21km – Masculino
1º Marcelo Ribeiro – 1h11m53s
2º Carlos Moura – 1h13m01s
3º Thiago Grassioli – 1h15m37s
21km – Feminino
1ª Adriane Lorenzato – 1h30m50s
2ª Jasieli Rosa – 1h34m14s
3ª Demaris Pain – 1h34m41s
10km – Masculino
1º Marciel Silva – 33m19s
2º Joel Sychocki – 34m20s
3º Clemerson Neis – 37m54s
10km – Feminino
1ª Jociley Rudysiuk – 41m54s
2ª Adreli Oliveira – 44m31s
3ª Viviani Zucchi – 49m04s
5km – Masculino
1º Ojanio dos Santos – 18m03s
2º Robson Ramos – 18m10s
3º Evandro Lima – 18m28s
5km – Feminino
1ª Lisandra Zuanazzi – 18m47s
2ª Fabricia Stedille – 19m50s
3ª Priscila Rosa – 20m23s
A Meia Maratona Caixa 100 anos de Chapecó conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Caixa e Governo Federal. O evento tem o apoio da Aurora e é uma realização da Associação de Apoio à Cultura e o Esporte de Santa Catarina. A Meia Maratona, que faz parte das comemorações do centenário da cidade, tem a chancela da Federação Catarinense de Atletismo e é organizado pela Corre Brasil.
Informações para imprensa: Danilo Caboclo/SixCom Comunicação Social
Categoria: Outros esportes