A rodada mais importante do Estadual da Série B será hoje à noite

| 17 de agosto de 2015

SERIE-B-CATARINENSE-2015Será disputada na noite desta segunda-feira a rodada mais importante do Estadual da Série B deste ano. Depois dela serão conhecidos os dois clubes que farão a Final da competição e, automaticamente, subirão para a elite do futebol catarinense em 2016. Apenas três equipes ainda têm chances: Brusque, Camboriú e Atlético Tubarão. O Brusque lidera com 34 pontos, seguido bem de perto por Camboriú e Tubarão, que somam 33. A vantagem é do Camboriú no saldo de gols: 18 contra 15. Os três jogam em casa nesta segunda-feira, a partir das 20h30min, cada um com um adversário diferente:  Brusque X Juventus de Seara, Camboriú X Porto e Tubarão X Operário de Mafra. A rodada começou no sábado com o empate de 1 a 1 entre Juventus de Jaraguá e Hercílio Luz. Realizado pela Federação Catarinense de Futebol e com o apoio da Associação de Clubes Profissionais de Santa Catarina, o Estadual da Série B 2015 é disputado em sistema de Turno e Returno. Os melhores colocados fazem a Final da competição, que será realizada em jogos de ida e volta.

 

Brusque na Liderança

O Brusque chegou à liderança da fase classificatória na última rodada, mas durante nove ficou no G2. Nunca esteve longe da zona de classificação. Mas foi a chegada do técnico Mauro Ovelha que mudou a situação do time na tabela. Ele substituiu Leandro Campos e, entre algumas mudanças, colocou o meia Elyomar no time titular. Sua estreia foi épica. Jogando em casa contra o Concordia, no dia 26 de julho, o time voltou para o segundo tempo da partida perdendo de 2 a 0 e com um jogador a menos. Virada sensacional. No final da partida, o resultado era 4 a 2 para o Brusque, com dois gols de Elyomar. Daí para frente, foram cinco jogos, com quatro vitórias e um empate. Com cinco gols marcados, Elyomar virou o goleador e a referência do time. A torcida do Brusque é a mais fiel da competição. Tem a melhor média de pagantes entre os 10 clubes: 844 torcedores. Seu maior público foi contra o Camboriú, no domingo retrasado, com 1.330 pagantes.

 

Arrancada do Camboriú

Em 2014 foram 11 partidas sem derrota. No quadrangular final, porém, faltou fôlego. O Camboriú bateu na trave, terminou a Série B na terceira colocação e não conseguiu seu retorno à elite do Campeonato Catarinense. Em 2015, novamente a equipe começou o campeonato abaixo da expectativa. Repetiu a fórmula caseira, apostando em Rony Aguilar e, mais uma vez, arrancou no segundo turno para se tornar um dos candidatos ao acesso. Este ano, porém, todos na Cambura querem que o fim da história seja diferente. O duelo contra o Porto, no Robertão, será o último de uma maratona que começou no dia 14 de junho, contra o próprio Porto, com um empate sem gols em União da Vitória-PR. Naquela partida, o Camboriú tinha Paulo Foiani como treinador. Contratado para ser o comandante na temporada 2015, Foiani viu sua equipe ter altos e baixos e, após uma derrota em Mafra, na oitava rodada do turno, deixou o clube com 10 pontos, na sétima colocação da Segundona. Assumiu então Rony Aguilar, membro da comissão técnica permanente da Cambura e que, em 2014, já havia mostrado suas credenciais como treinador. A história se repetiu. Sob o comando de Rony, o elenco, que foi pouco modificado de um turno para o outro, passou a fazer boas partidas e, desde então, não perdeu mais: foram 9 partidas – contando as duas vitórias de W.O. sobre o Blumenau, com sete vitórias, dois empates, 19 gols marcados e apenas três sofridos. Campanha que deixa o Camboriú na segunda colocação da Série B, com 33 pontos e a uma boa vitória da elite. Entre um turno e outro, o Cambura dispensou três atletas e fez apenas uma contratação, o atacante Brasão, que chegou para assumir a camisa 9 após a lesão de Cadu. Em sete partidas, ele marcou sete gols.

 

Hegemonia do Tubarão

Mesmo com o projeto de reestruturação da equipe definido a duas semanas da estreia na Série B do Catarinense, a direção do Tubarão conseguiu montar um grupo competitivo. Após vencer as quatro rodadas iniciais, a equipe terminou o Turno no primeiro lugar da tabela. Diante de algumas oscilações em termos de resultado, foi promovida uma troca na comissão técnica. O treinador Abel Ribeiro chegou, conquistou quatro vitórias e um empate em cinco jogos, e ajudou a recolocar o Tubarão na briga pelo acesso. A hegemonia na cidade também foi reconquistada: uma vitória e um empate em duas partidas contra o Hercílio Luz. Um dos destaques da campanha é o atacante Raul Ribeiro, vice artilheiro da competição, com oito gols.

 

A CLASSIFICAÇÃO está assim:

1º) Brusque – 34 pontos

2º) Camboriú e Tubarão – 33 pontos

4º) Juventus de Seara – 26 pontos

5º) Juventus de Jaraguá e Hercílio Luz – 24 pontos

7º) Concórdia e Operário de Mafra – 20 pontos

9º) Porto – 16 pontos

10º) Blumenau –  9 pontos

 

Arte: Divulgação

Categoria: Destaque, Outros clubes

.