A maldição do estádio Nacional

| 3 de julho de 2015

gringos3O Estádio Nacional é um dos lugares onde mais finais internacionais foram disputadas e um dos lugares de maior emoção esportiva. No entanto, não tem dado muita alegria ao futebol chileno. A tradicional arena, inaugurada em 1938, teve uma maldição durante muitos anos, e foram várias as equipes e seleções anfitriãs que perderam finais em competições oficiais.

O Chile teve a oportunidade de festejar o troféu em casa pela primeira vez em 1945, quando enfrentou o Brasil na última rodada do Campeonato Sul-Americano. Porém, a equipe treinada pelo húngaro Francisco Platko, que precisava de uma vitória para alcançar a Argentina, terminou perdendo por 1 a 0 devido ao gol de Heleno.

O Chile teve uma nova oportunidade no Campeonato Pan-Americano de Futebol de 1952, torneio no qual ganhou todas suas partidas até a decisão contra o Brasil. Os donos da casa chegaram ao encontro com um ponto a mais que a equipe verde e amarela, mas, terminaram perdendo por 3 a 0 e tendo que se contentar com o segundo lugar. A terceira oportunidade aconteceu no Campeonato Sul-Americano de 1995, quando Chile e Argentina lideravam a tabela de classificação com sete pontos e se enfrentaram na última rodada do torneio. Desta vez, a equipe de Luis Tirado foi derrotada pelo placar mínimo, com gol marcado por Rodolfo Micheli.

A maldição também atingiu os clubes chilenos. Em 1973, o Colo Colo recebeu o Indepiendente pela final da Copa Libertadores da América, depois de ter empatado por 1 a 1 em Avellaneda. No entanto, os Caciques não conseguiram fechar a série e empataram sem gols. No terceiro encontro é que se definiu o campeão, e foram os argentinos que celebraram. Na mesma competição, o Cobreloa também perdeu a oportunidade de chegar à glória. Foi em 1982, contra o Peñarol. O time laranja empatou sem gols com seus rivais em Montevideo, mas em Ñuñoa perdeu por 1 a 0 após o gol de Fernando Morena, aos 44 minutos do segundo tempo.

Outro com registro negativo no Estádio Nacional jogando a definição da Libertadores é o Universidad Católica. A equipe chilena perdeu para o São Paulo por 5 a 1, e na volta não pode reverter o resultado, apesar de ter vencido por 2 a 0. Em 2006, o Colo Colo caiu na final da Copa Sul Americana. O time treinado por Claudio Borghi empatou por 1 a 1 no México, contra o Pachuca e, no Estádio Nacional, começou ganhando com gol de Humberto Suazo, aos 35 minutos. No entanto, Gabriel Caballero e Christian Giménez silenciaram o estádio.

A maldição terminou no dia 14 de dezembro de 2011, quando o Universidad de Chile ganhou sua primeira estrela internacional, a Copa Sul-Americana. A equipe comandada por Jorge Sampaoli ganhou o primeiro jogo no Equador por 1 a 0, contra a Liga Desportiva Universitária de Quito, enquanto no Estádio Nacional goleou por 3 a 0 com mais de 47 mil torcedores nas arquibancadas. Os gols foram marcador por Eduardo Vargas, duas vezes, e Gustavo Lorenzetti. Foto/Fonte: ca2015/Divulgação.

Categoria: Copa América, Destaque

.