12º Desafio Praias e Trilhas receberá atletas de onze estados no próximo final de semana

| 15 de outubro de 2015

trilha1Considerada a mais dura prova de trail run do país, Desafio Praias e Trilhas terá duelos acirrados nas disputas por título neste final de semana– Fotos: Foco Radical/Eco Floripa

Neste final de semana, a cidade de Florianópolis receberá atletas de onze estados do país para a realização do 12º Desafio Praias e Trilhas. Considerada a prova mais dura de trail run do Brasil, o evento desafia os corredores em duas maratonas, uma em cada dia, atravessando a Ilha da Magia do Sul ao Norte. E a disputa por título nas principais categorias promete ser grande.

Octacampeã do evento e recordista da competição, a atleta da casa Débora Simas terá concorrentes de peso. A manezinha da Ilha venceu as últimas oito edições da competição e terá rivais à altura tentando dar fim a seu reinado. Vice-campeã da prova em 2013, a curitibana Ana Giovanelli é um dos nomes que podem surpreender. Maria Clara Hilmmann e Tatiana Schmidt, ambas de Floripa, também costumam figurar no pódio em provas de longa distância e podem surpreender nos 84km de competição.

Entre os homens, o carioca Bruno Reis e o goiano Plinio Souza chegam a Florianópolis com um pequeno favoritismo devido aos bons resultados nas últimas edições da competição. Ambos estiveram no pódio na edição de 2013. Inclusive, Plinio é responsável por protagonizar um dos maiores embates da história do Desafio Praias e Trilhas. Na edição de 2011, o goiano terminou na segunda posição deixando o título escapar por apenas 3 segundos de diferença para o carioca Manuel Lago. No final 9h08min13seg contra 9h08min10seg do campeão.

Competem em Floripa atletas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal.

Sobre o Praias e Trilhas:
Realizado pela Eco Floripa, o Desafio Praias e Trilhas é considerado a prova mais difícil do país no gênero. Os atletas enfrentam subidas e descidas íngremes, trilhas com pedras, praias de areia fofa, dunas e costões, numa paisagem das mais belas do Brasil. A prova é árdua e o atleta precisa se preparar para enfrentar um percurso difícil e com temperaturas elevadas.

No total, os atletas encaram duas maratonas em dois dias, que podem ser feitos individualmente ou em trios. No primeiro dia serão 21,3km de areia, 14,8km de trilhas e 5km de estradas, passando por Caeira da Barra do Sul, Naufragados, Pântano do Sul, Lagoinha do Leste, Armação e Joaquina. Já na segunda etapa, serão 21,6km de areia, 17,2km de trilhas, 1,6km de estradas, 0,9km de dunas e 0,9km de costão, passando pela Barra da Lagoa, Moçambique, Santinho, Ingleses, Brava e Ponta das Canas.

Informações: Danilo Caboclo/Sixcom

Categoria: Destaque, Outros esportes

.