Volta, vovô: Carlos Renaux mira na elite, mas vai começar pela série C em SC

| 15 de agosto de 2017

camisabrusque FCF5 Augusto BauerO Clube Atlético Carlos Renaux, de Brusque, fundado em 1913, o vovô do futebol catarinense, promete voltar em grande estilo pela série C em 2018. O clube já foi bicampeão da elite em SC.

O anúncio oficial da volta do Carlos Renaux aconteceu nesta segunda-feira, 14, em visita ao presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubinho Angelotti. A comitiva brusquense esteve representada pelo presidente Renato Petruschki, conselheiro Juca Loos, vice-presidente Bob Machado e pelo diretor de Futebol Amador, Juliano Batista.

Além do interesse em retornar ao futebol profissional, o CA Carlos Renaux já realiza o desenvolvimento das categorias de base. O clube mantém um trabalho diário com 280 atletas na faixa etária dos 5 aos 17 anos.

Tradição

O Carlos Renaux, na verdade, surgiu com o nome de Brusquense. Foi fundado em 14 de setembro de 1913. Em 1944, o clube mudou de Brusquense para Clube Atlético Carlos Renaux. É o dono do estádio Augusto Bauer.

Foram dois títulos estaduais e três vices no futebol catarinense. Em 1950 (Figueirense, vice) e 1953 (América de Joinville, vice), o Carlos Renaux se sagrou bicampeão catarinense.

Em 1952, com o América de Joinville campeão, e 1957 e 1958 (em ambos o Hercílio Luz foi campeão), o Carlos Renaux acabou sendo vice-campeão do Campeonato Catarinense.

Enchente e fusão

Dia 4 de agosto de 1984, Brusque jamais esquecerá da enchente que assolou a cidade, comprometendo inclusive as dependências do Augusto Bauer. O clube só retornou em 1985 e 86 nas categorias de base.

Uma fusão entre Carlos Renaux e Paysandu deu origem ao Brusque, mas depois de insucessos, dívidas e transações mal sucedidas, o Carlos Renaux acabou se afastando, recuperando o seu maior patrimônio, o estádio, e agora caminha com as suas próprias pernas. E quer voltar forte, organizado, para novamente brilhar no futebol catarinense.

Categoria: Destaque, Outros clubes

.