Vai desempatar: Pela terceira vez na história, Avaí x Chapecoense decidirão o título estadual

| 17 de abril de 2017

Decisão2Em 1977, deu Chapecoense. Em 2009, deu Avaí. São 40 anos da primeira decisão entre ambos e oito anos já se passaram da segunda final entre Avaí x Chapecoense. Quem será o campeão catarinense dessa vez?

Mesmo faltando uma rodada ainda para terminar o returno, que já tem a Chape como campeã, a grande atração será mesmo a finalíssima entre Avaí x Chapecoense. Serão duas partidas, dias 30 de abril (Ressacada) e 7 de maio (Arena Condá).

A Chapecoense conseguiu a vantagem de fazer o segundo jogo nos seus domínios, e fator campo sempre foi fundamental no futebol catarinense, além de poder jogar por dois empates (independente do número de gols), enquanto ao Avaí restará “quebrar o serviço” do Verdão vencendo o primeiro jogo na Ressacada para reverter a vantagem. Se possível, por um placar com folga de gols.

1977 – Chape campeã

A Associação Chapecoense de Futebol foi fundada em 10 de maio de 1973, fruto da fusão de antigos clubes do futebol amador de Chapecó, o Atlético Chapecó e o Independente. 

Em 1973, formou-se a primeira diretoria da Associação Chapecoense de Futebol, constituída pelos seguintes dirigentes:

  • Presidente: Lotário Immich;
  • Vice-Presidente: Gomercindo L. Putti;
  • Secretário: Jair Antunes de Silva;
  • 2º Secretário: Altair Zanela;
  • Tesoureiro: Alvadir Pelisser;
  • 2º Tesoureiro: Paulo Spagnolo;
  • Diretor Esportivo: Vicente Delai; ainda com a participação de Jorge Ribeiro (Lili) e Moacir Fredo.

O primeiro título, em uma final cercada por confusões,agressões, árbitro Alvir Renzi carregado pela torcida após o título, ainda no gramado, a Chapecoense venceu o Avaí por 1 a 0 e deu a volta olímpica no Estádio Índio Condá.

2009

Em duas partidas, assim como acontecerá em 2017, Avaí x Chapecoense decidiram pela segunda vez o Campeonato Catarinense. O Avaí era presidido por João Nilson Zunino, marcado pela torcida do maior rival com o “Fica Zunino”, alusão em forma de deboche pelo jejum de títulos e por péssimas contratações de jogadores.

O Campeonato Catarinense de 2009 teve 10 equipes, começando em 17 de janeiro e terminando em 3 de maio. Na primeira partida em Chapecó, o Avaí perdeu por 3 a 1. No segundo jogo, na Ressacada, foi o Leão da Ilha comandado por Silas quem venceu a Chapecoense, devolvendo o 3 a 1 no tempo normal. Na prorrogação, goleou por 3 a 0, gols de Marquinhos Santos, Lima e Ferdinando. O Leão da Ilha deu a volta olímpica e o Avaí de Zunino ainda seria bicampeão catarinense em 2010.

Fonte: Agência de Notícias Mix Mídia   Foto: Arquivo/Mafalda Press

Categoria: Avaí, Chapecoense, Destaque

.