Será que vai passar? Projeto de lei autoriza a venda e consumo de cerveja em estádios de Florianópolis

| 23 de outubro de 2017
GabrielzinhoProjeto de Lei foi protocolado pelo vereador Gabrielzinho (PSB), que dispõe a venda e consumo de cerveja nos estádios de Florianópolis, precisa ser analisado e votado em caráter de urgência. Objetivo é a liberação para o Catarinense 2018. 
O consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol, ginásios e arenas esportivas é um tema alvo de muita discussão. Enquanto alguns alegam que a ingestão de álcool aumenta a violência nos estádios – o que é contrariado em diversas pesquisas e opiniões –, a grande maioria dos torcedores que frequentam os jogos é a favor da permissão, visto que a baderna normalmente acontece antes ou depois das competições.

Pensando nisso, o Vereador Gabrielzinho (PSB) protocolou um Projeto de Lei Complementar que autoriza a venda e o consumo de cerveja para maiores de 18 anos em tais locais, no âmbito do município de Florianópolis, desde que sejam servidas em copos plásticos. A proposta atende aos inúmeros pedidos da população da capital que chegam ao gabinete do parlamentar e baseia-se no que já acontece em outros estados, como Minas Gerais e Paraná.

A justificativa ainda aponta que a proibição do consumo – feita por meio de um TAC firmado entre Ministério Público, Polícia Militar, Federação Catarinense de Futebol e Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, em 2009 – não surtiu o efeito esperado, devido ao crescente consumo do álcool nas imediações desses locais. Considerado um costume presente na cultura do povo brasileiro, Gabrielzinho entende que o consumo não deve ser negado à maioria dos cidadãos que fazem o uso responsável da substância.

Ainda, expõe que não há referência estatística entre o cometimento de ilícitos e o consumo de cerveja durante os eventos esportivos. Como exemplo, cita a Copa das Confederações e Copa do Mundo realizadas no Brasil nos anos de 2013 e 2014, respectivamente, ocasiões em que a venda de cervejas foi permitida, sem qualquer reflexo na violência dentro dos estádios.

Em reunião com os times da capital – Avaí Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube – o vereador Gabrielzinho apresentou a ideia e a sua justificativa. Os clubes demonstraram apoio ao projeto, que deve ser votado em regime de urgência na Câmara Municipal de Florianópolis, em virtude da proximidade do início do Campeonato Catarinense.

Fonte/Foto: Maria Eduarda Silveira/Assessoria de Imprensa

Categoria: Avaí, Destaque, Figueirense, Outros assuntos

.