Parecer do Conselho Fiscal vai direcionar encaminhamento da decisão do Conselho Deliberativo do Avaí

| 29 de agosto de 2021

CD AvaíO relatório que está na fase de conclusão vai apresentar em breve números oficiais sobre os atos da diretoria executiva do Avaí, entenda-se presidente Francisco Battistotti. Se ele extrapolou o orçamento, sem consulta prévia ao Conselho Fiscal, e aprovação pelo Conselho Deliberativo, cabe imputar ao mandatário azurra responsabilidade civil.

Por isso, a comissão formada por 5 membros do Conselho Deliberativo precisa ter todas as informações em mãos, para abastecer o presidente do Conselho Deliberativo, Spyros Diamantaras, que dará seu parecer acerca do que for encontrado de irregularidades.

O presidente do Conselho Deliberativo tem totais poderes até para encaminhar uma votação sobre impeachment de Battistotti. E, pelo que apuramos, há fortes indícios de gestão temerária e comprometimento do futuro do Avaí. As contas, inicialmente, já foram rejeitadas.

O Conselho Fiscal não tem poderes para decidir, está cumprindo, mesmo que tardiamente, seu papel. O parecer não pode ser brando, com falhas, e zero de protecionismo.

O artigo 95 é bem claro: “É vedado ultrapassar os limites orçamentários aprovados, salvo justificação prévia ao Conselho Fiscal, que emitirá parecer sob sua responsabilidade ao Conselho Deliberativo para sua aprovação. A ausência de tal procedimento implicará em responsabilidade civil daqueles que transgredirem o previsto no caput deste artigo”.

A verdade é que Battistotti não consultou ninguém, deu as costas aos conselheiros e sócios, e se achou dono do Avaí. Precisa pagar pelo que fez, inicialmente sendo impedido de prosseguir no comando do Clube.

Portanto, Spyros Diamantaras terá o seu grande momento de reparar danos, criar o fato novo, trazer os atletas novamente para o rumo do acesso, para o Clube, e não dispersos como estão atualmente, além de colocar o Avaí FC, de forma antecipada, na linha certa e não torta, ganhando alguns meses fundamentais para iniciar sua recuperação em todos os sentidos.

Spyros, não tenha medo de encaminhar o impeachment, a torcida quer atitudes firmes, o Clube precisa voltar a respirar novos ares, saindo das amarras do atual comando, que se demonstrou nocivo ao Avaí, porque a verdade até demora, mas aparece! Esse é o lema.

Em contrapartida, Battistotti corre atrás de recursos para cumprir o acordo feito com o Sindicato dos Atletas de pagamento dos débitos com os jogadores até 5 de setembro. Isso representa duas CLT’s e 5 direitos de imagem. Outros débitos com o elenco ainda permanecerão.

A intenção do gestor azurra é evitar que o Avaí seja denunciado no STJD, que em última instância poderia retirar pontos do Avaí na atual Série B. Mesmo pagando os jogadores, isso não elimina a gestão temerária da Diretoria Executiva e nem assegura que as contas não permanecerão rejeitadas.

 

Categoria: Avaí, Brasileiro Série B 2021, Destaque, Outros assuntos

.