Palhoça precisa abraçar a causa do Tapuia FC e manter viva a sua própria história

| 12 de abril de 2017

TapuiaContorno viário, que também é progresso, vai passar por onde existe o histórico campo do Tapuia FC, no Alto Aririú, Palhoça. O que a comunidade quer é uma nova área de lazer. Nada mais do que isso. E a intenção é totalmente justa.

“Nós dos bairros Alto Aririú e Aririú estamos lutando pela permanência de um campo de futebol aqui. O campo será retirado e a comunidade ficará sem nenhuma prática esportiva. Nesse campo, vimos pessoas de diversas gerações. Estamos lutando para que a história permaneça viva”, me disse Luiz Fernando Martins, um morador que defende a sobrevivência do Tapuia e do esporte na região.

Campanha Sou + Tapuia

Já está definido que o contorno viário passará bem no local aonde existe o campo do Tapuia. Pelo meu time de amigos da época, AEBA – Associação do Bairro Abraão – joguei algumas vezes no campo do Tapuia e sei do amor dos moradores por essa tradição. A comunidade não pode ficar sem uma área de lazer e o município, assim como os vereadores e o prefeito Camilo, precisam lutar por isso. E eu estou apoiando a campanha Sou + Tapuia FC.

“Estamos conversando com pessoas do meio esportivo profissional e queria pedir a você o seu apopio. Seria de muita importância para nós”, me convoca Luiz Fernando.

História que não pode morrer

O campo do Tapuia FC tem cerca de 50 anos e atualmente há escolinha, que atende cerca de 70 crianças, escolinha essa que já levou os meninos para a Europa e trouxe título de lá.

Em meados dos anos 70, existia no Bairro Aririú uma empresa chamada Cerâmica Tapuia, uma potência regional, que empregava muita gente da comunidade e muitos dos edifícios construídos na época na grande Florianópolis usavam os tijolos desta empresa. Nessa mesma época, a paixão nacional, o futebol, estava na euforia da conquista do tri mundial de 1970 no México. Assim sendo, alguns funcionários da Tapuia, apaixonados por futebol, e sentindo a necessidade de ter alguma opção de lazer, decidiram fundar um time de futebol na comunidade. E conseguiram!
Antônio Gaspar Schütz, Jonas Francisco Martins e Celestino da Rosa (Leto) fundaram em 1973 o Tapuia Futebol Clube, com a finalidade de promover o esporte, atividades sociais, recreativas e culturais. Em pouco tempo, o time se tornou orgulho da comunidade e era respeitado por seus adversários em todo lugar.
No inicio o time disputava partidas longe de casa, em outros campos de futebol, em cidades como Criciúma, Lages, Garopaba e Joinville, entre outras. Então, com os bons resultados, com a alegria, a união das pessoas, os fundadores solicitaram ao empresário conhecido carinhosamente como Seu Gentil, um terreno para o clube ter o seu próprio campo. Com autorização do chefe, os funcionários começaram a construção do campo que existe até hoje no mesmo local.
Em 22/03/1975 foi criado o estatuto do time. O Tapuia F.C se tornou mais que um time, envolveu a comunidade, trazia as famílias para o campo e assim em 17/12/1987 foi criada a Associação Tapuia Futebol Clube, que ainda está ativa com CNPJ. A associação se tornou algo tão importante para a comunidade que em 1993, entendendo a importância para o município de Palhoça, e principalmente aos moradores do bairro Aririú, a Câmara de vereadores aprovou e o prefeito Reinaldo Weingartner sancionou a lei nº 56/93 que declara como utilidade pública municipal o Tapuia F.C.

Categoria: Destaque, Outros assuntos, Outros clubes

.