Noite de fortes emoções na entrega do Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa 2017

| 4 de setembro de 2017

DP2017 entrega_med_dakir_polidoro_04_09_17_67_1Em sessão solene da Câmara de Vereadores de Florianópolis, na noite desta segunda-feira, 4/9, aconteceu a entrega da Medalha e Diploma Dakir Polidoro de Imprensa 2017. Foram homenageados profissionais da imprensa com atuação na capital catarinense. Também foi homenageada a Associação Catarinense de Imprensa – ACI, que completa 85 anos de fundação. Aliás, Dakir Polidoro foi um dos fundadores quando a ACI era ainda apenas Casa do Jornalista.

O Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa acontece desde 2004, sendo um reconhecimento aos profissionais que se  destacaram nas categorias Televisão, Rádio, Jornal, Repórter Fotográfico e Repórter Cinematográfico. Além disso, há ainda o Prêmio Especial, cujo homenageado é escolhido diretamente pela ACI.

O vereador Claudinei Marques (PRB) destacou a importância que os profissionais da comunicação têm no cotidiano dos cidadãos. “Os verdadeiros profissionais da comunicação estão aqui recebendo essa condecoração, pois são aqueles que difundem o conhecimento e sempre estão comprometidos com a verdade”, disse.

Autor da proposta de homenagem ao aniversário da ACI, o vereador Afrânio Boppré (PSOL), reforçou que este é o momento para valorizar os envolvidos com o trabalho em associações. “Fazer uma homenagem a um associação desse porte é um ponto positivo para a Câmara. Temos que reconhecer as dificuldades daqueles que fazem um trabalho voluntário, que defendem e se dedicam pela liberdade imprensa”, afirmou.

EdSoul, vencedor da categoria Televisão, falou em nome dos homenageados. “A conquista do prêmio aumenta a responsabilidade de cada um dos profissionais”, disse ele, lembrando que o momento serve também para a reflexão sobre termos uma sociedade mais igualitária. Ao encerrar, provocou os presentes: “Eu peço que todos aqui dêem as mãos aos que estão ao lado; agora eu pergunto se todos nós estivermos de mãos dadas, quem sacará a arma?”, questionou.

O presidente da ACI, jornalista Ademir Arnon,  em seu discurso, abordou o compromisso da Associação com a sua história. “Nós devemos preservar o passado, conservar o presente e construir o futuro. A imprensa fala de todos, mas precisamos também falar de nós”, disse.

O prêmio, criado pela Resolução 991/2004, é uma parceria da Câmara com a ACI que, anualmente, elabora uma lista sêxtupla para cada uma das categorias. Elas são submetidas aos vereadores, que escolhem um profissional de cada categoria. O mais votado é agraciado com a Medalha Dakir Polidoro.

Dakir Polidoro, que durante mais de três décadas comandou o programa “A Hora do Despertador”, um campeão de audiência, costumava acordar a cidade. Ele conquistou tanta popularidade que acabou assumindo a cadeira de vereador em tr~es legislaturas ( em duas foi o vereador mais votado) e presidente da Câmara por duas vezes, cargo que o levou a prefeito interino de Florianópolis, substituindo Osvaldo Machado.

Confira abaixo os premiados:

PRÊMIO ESPECIAL: Osmar Schlindwein

CATEGORIA TELEVISÃO: Ed Soul

CATEGORIA RÁDIO: Salles Júnior

CATEGORIA JORNAL: Fábio Gadotti

CATEGORIA REPÓRTER FOTOGRÁFICO: Guto Kuerten

CATEGORIA REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO: Elói Ramos

Fonte/Fotos: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Florianópolis

Categoria: Destaque, Outros assuntos

.