Morreu Alcindo, autor dos dois gols pelo Santos de Pelé no amistoso com o Avaí em 1972

| 28 de agosto de 2016

tmp1992Falei com o Alcindo por telefone em outubro de 2013, para que ele viesse no lançamento do livro Um Jogo Inesquecível, único jogo do Rei Pelé em Florianópolis. Alcindo, que fez os dois gols no amistoso diante do Avaí,  estava em tour pelo interior gaúcho divulgando o Grêmio, mas agradeceu o convite. Faleceu ontem, aos 71 anos de idade.

Alcindo recebeu exemplares do meu livro na casa dele e agradeceu, em novo contato telefônico pós -lançamento, a obra que eternizei. Um jogo amistoso no Adolpho Konder diante do Avaí em que ele marcou dois gols e com Pelé não conseguindo balançar as redes do goleiro Rubão.

A partida que lotou o Adolpho Konder, e parou Florianópolis, terminou com a vitória santista por 2 a 1, sendo que Lica marcou o gol do Avaí. A história dessa partida está contada no livro Um Jogo Inesquecível, o segundo de minha carreira.

Naquela oportunidade, 15 de agosto de 1972, o Santos atuou com Cejas; Orlando Amarelo, Oberdan, Paulo e Zé Carlos; Nenê e Léo Oliveira (Afonsinho); Jader, Alcindo, Pelé e Edu (Ferreira). O técnico era José Macia, o Pepe.

Pelé me autografou o livro, enquanto Pepe enviou uma mensagem sobre aquela partida e que foi mostrada ao vivo em um telão para os convidados, enquanto atletas que disputaram a partida, como Balduíno, Toninho e Orivaldo, e até o árbitro do amistoso, José Carlos Bezerra, abrilhantaram a festa realizada no Majestic em 25/11/2013.

Em 1972, quando esteve enfrentando o Avaí, Pelé já estava com 1.010 gols com a camisa do Santos. Aquela partida foi a de nº 982 com a camisa santista. A foto aqui publicada mostra Alcindo com Pelé na partida amistosa diante do Avaí, em 1972.

Artilheiro

Alcindo era gaúcho de Sapucaia do Sul e faleceu neste sábado no Hospital São Lucas, da PUC de Porto Alegre/RS. Pelo Grêmio, fez 264 gols, sendo 13 em Gre-Nais.

Em toda a carreira, Alcindo marcou 630 gols. Defendeu Inter, Grêmio, Santos, Jalisco e América do México, entre outros clubes.

Um dos apelidos era Bugre ou Bugre “Xucro”.

Foto: Arquivo Pessoal/Polidoro Júnior

Categoria: Avaí, Destaque

.