Marcas eternas: Marquinhos Santos se despede com 400 jogos pelo Avaí e no seu 25º clássico contra o maior rival

| 17 de março de 2019

WhatsApp Image 2019-03-15 at 15.02.56O clássico deste domingo – 16 horas – na Ressacada, não terá nada em tom de fim de festa. Pelo contrário, pois estará em jogo a manutenção da liderança e da invencibilidade do Figueirense na competição. O Furacão do Estreito ainda luta para manter a semifinal e a final nos seus domínios, projetando se distanciar ainda mais para evitar sustos nesta reta final. O Figueirense vai querer colocar água no chope do Avaí e do Marquinhos Santos, que se despede oficialmente como atleta.

Uma carreira que começou em 1999 e que eu acompanhei desde o primeiro treino como setorista da rádio Guarujá no Avaí. O então dirigente João Carlos Dias veio atrás do gol, meu local preferido no dia a dia, e também nos jogos, mesmo quando era permitido ficar nas laterais como repórter de campo, e pediu para observar um loirinho vindo de Biguaçu para testes. Luiz Gonzaga Milioli o colocou para jogar, acredito uns 15 minutos. “Contrata, João” falei após o treino. E perguntei: “Quem é esse guri?”, em tom de surpresa.

Marquinhos Santos vai fechar 400 jogos com a camisa do Avaí, Clube do seu coração, assumidamente torcedor, onde conquistou 168 vitórias, 103 empates, e 128 derrotas. Na Ressacada, M10 é o maior artilheiro do Avaí com 61 gols. No total, com a camisa azurra, 94 gols.

Diante do maior rival, clube que defendeu nas categorias de base, mesmo que por um período, Marquinhos Santos disputou 24 partidas, obtendo 7 vitórias, 11 empates, e 6 derrotas, marcando 4 gols no Figueirense. O principal gol dito pelo próprio craque azurra, foi no goleiro Neneca, uma ‘cobertura’ no Scarpelli que ficou para a história.

Um clássico que será marcado pela despedida de um dos maiores personagens do confronto em 95 anos de história. O créu vai junto com Marquinhos Santos. E a pergunta que não quer calar: quem será o substituto do M10 dentro de campo? Quem terá uma personalidade parecida? Quem vai encarnar o “torcedor” dentro das quatro linhas?

Foto: Rodrigo Polidoro/Mix Mídia

Categoria: Avaí, Catarinense 2019, Destaque

.