Itajaí Sailing Team disputa regata em Florianópolis na luta pelo bi-campeonato estadual

| 23 de junho de 2017

DSC_2959Itajaí Sailing Team – time de vela que representa a cidade em competições oficiais – vai disputar nos dias 24 e 25 a Regata Lineares e a Primeira Etapa do Estadual  de Oceano, em Florianópolis. A competição, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina, servirá como uma espécie de clínica de vela para a participação na 44ª edição da Semana de Vela de Ilhabela, que acontece de 7 a 15 de julho. Os itajaienses – atuais campeões estaduais – chegam à capital catarinense com a missão de defender o título, tendo a bordo o velejador olímpico, André Bochecha Fonseca, e a estreia do velejador Alex Ramos Veeren.

Aos 26 anos de idade, Alex tem no currículo os títulos de campão brasileiro de classe laser e duas vezes campeão sul-americano da categoria, além de um título nacional da classe C 30. Alex conta que está super animado para estrear na equipe, com quem tem expectativas de fazer excelentes regatas.

Itajaí é a única cidade do país que tem uma equipe oficial de vela. A cidade é também uma referência em sediar algumas das competições náuticas mais importantes do mundo, como a Volvo Ocean Race, que estará de volta em abril de 2018. A equipe – que representa a força do complexo portuário de Itajaí através de seus patrocinadores, entre eles os principais terminais de Itajaí e Navegantes – tenta através do esporte estimular o crescimento da economia na região.

De acordo com Gastão Furlin, coordenador do Itajaí Sailing Team, o time espera realizar uma regata em alto nível para defender o título estadual. “Nossa intenção é tentar manter o rendimento que sempre definiu a equipe e, quem sabe, melhorar ainda mais”, pontua.

Ilhabela

Atualmente, o time de vela está se preparando para disputar a Semana de Vela de Ilhabela, de 7 a 15 de julho, no litoral norte de São Paulo (SP). O evento, considerado uma das mais importantes competições do Brasil, terá participação de atletas olímpicos, amadores e da comunidade de Ilhabela, que todos os anos recebe mais de 1 mil competidores. Na área esportiva, serão nove classes de barcos em disputa. Fora da água, a organização terá uma Race Village nos mesmos moldes de grandes competições internacionais, com atrações para todos que estiverem por lá nas férias de julho.

O time itajaiense vai competir na categoria IRC a bordo de um veleiro da classe Soto 40 com 10 tripulantes, incluindo a presença da nova velejadora mirim Brenda Furlin, 13 anos, e seguindo uma tendência mundial da vela de incluir mulheres nas equipes de vela. O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além de apoio da Anasol, Marina Itajaí, Molim e Clindex.

Foto: Aline Bassi/ Fotop  Fonte: Maycon Cosme/Buriti Jornalistas Associados

Categoria: Destaque, Outros esportes

.