Há 30 anos, Avaí conquistava um dos títulos mais importantes da sua história

| 17 de julho de 2018

ArtecampeãoO último título estadual havia sido conquistado em 1975 pela geração de Rubão, Veneza, Orivaldo, Zenon, Balduíno, Juti e Cia. Em 1988, foi a vez de eternizarem nomes como Fossati, Belmonte, Adilson Heleno, Marcos Severo, Falcão e Cia. Em 17 de julho de 1988, o Avaí venceu o Blumenau por 2 a 1, perante 32 mil torcedores na Ressacada.

Foi o primeiro título do Avaí na Era Ressacada, estádio que foi inaugurado em 15 de novembro de 1983. O público pagante oficial foi de 25.735 torcedores. Porém, o público não pagante elevou esse número para 32 mil pessoas, o maior público da história do futebol de Santa Catarina.

12 times

O Campeonato Catarinense de 1988 foi disputado em 3 fases e com 12 equipes: Avaí, Figueirense, Criciúma, Joinville, Chapecoense, Marcílio Dias, Blumenau, Brusque, Hercílio Luz e Próspera.

O Avaí se classificou em primeiro lugar no turno e foi para a semifinal da fase com 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Na semi, o Leão perdeu para o Joinville por 3 a 0, no Norte do Estado, e por 1 a 0 na Ressacada.

No segundo turno, o Leão ficou em sexto lugar e ficou de fora das finais da fase. Mas com 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas na etapa, o Avaí conseguiu a classificação para o hexagonal por índice técnico.

O HEXAGONAL FINAL
A fase final do campeonato foi composta por seis times. Os campeões dos turnos Marcílio Dias e Criciúma, além de Avaí, Brusque, Blumenau e Joinville que se classificaram por índice técnico.

Todos jogaram contra todos em turno e returno e o Leão da Ilha sagrou-se o campeão catarinense após somar 16 pontos em 10 jogos, com 7 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota.

E no dia 17 de julho de 1988, o Leão da Ilha venceu o Blumenau EC por 2 a 1, com gols de Adílson Heleno e Marcos Severo. Ao todo, o Avaí jogou 34 vezes, com 18 vitórias, 7 derrotas, 9 empates, 43 gols pró e 27 gols sofridos.

O time que venceu o BEC e se sagrou campeão catarinense teve naquele dia Fossati; Netinho, Maurício, Sérgio Márcio e JJ Rodriguez; Belmonte, Flávio Roberto e Adilson Heleno; Adilson Gomes, Marcos Severo (Mendonça) e Elísio. Sérgio Lopes, o Fita Métrica, era o treinador e Nélson Neves, o preparador físico.

Fonte: Site Oficial/Avaí FC  Foto: Arquivo Pessoal/Polidoro Júnior  Arte: Marketing/Avaí FC

Categoria: Avaí, Destaque

.