Há 20 anos, mulheres brasileiras conquistavam as primeiras medalhas nos Jogos Olímpicos

| 28 de julho de 2016

atlantaSandra Pires/Jackie Silva e Adriana Samuel/Mônica Rodrigues fizeram dobradinha no vôlei de praia em Atlanta 1996

O ouro de Sandra Pires e Jackie Silva e a prata de Adriana Samuel e Mônica Rodrigues nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, que nesta quarta-feira, 27, completaram 20 anos, significaram mais que as primeiras medalhas de mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos.

Após duas décadas é possível dizer que representaram um passo em busca da igualdade de gêneros no esporte, do fortalecimento e profissionalização do vôlei de praia, do orgulho e autoafirmação das mulheres brasileiras. Para comemorar a data, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) realizou uma cerimônia no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman.

“Fico muito feliz com essa homenagem às atletas medalhistas no vôlei de praia em Atlanta 96. Como presidente do Conselho Mundial de Vôlei de Praia coube a mim lutar e incluir o vôlei de praia no programa olímpico, e desde então essa modalidade vem dando muitas alegrias ao torcedor brasileiro. Além disso, estas foram as primeiras medalhas olímpicas femininas da história do nosso esporte. Elas merecem todas as homenagens pelos 20 anos daquela histórica conquista”, afirmou Nuzman.

A primeira medalha, que se tornariam “as primeiras”, com a dobradinha verde e amarela, veio com a vitória por 2 sets a 0 (12/11 e 12/6) na primeira edição em que o vôlei de praia esteve presente no programa olímpico. Mas entre o ouro colocado no peito e a noção do tamanho do feito realizado, Sandra Pires, a época com apenas 23 anos, revela que a ficha demorou a cair.

“Não tínhamos internet, celular também ainda era muito raro. Então a ficha só começou a cair no avião, na volta ao Brasil. E quando desembarcamos. As mulheres corriam junto do carro do Corpo de Bombeiros, abriam as portas dos carros, pulavam. Eu nunca tinha visto uma festa daquelas. Todos os brasileiros celebraram, mas era algo especial para as mulheres, era nossa vez, nosso momento de proporcionar orgulho”, disse Sandra Pires.

Após Atlanta, o torneio olímpico passou a contar com o mesmo número de participantes, tanto no masculino quanto no feminino. Em muitos circuitos, como no brasileiro e internacional, as premiações aos atletas foram igualadas nos gêneros.

A campanha de Jackie/Sandra Pires em Atlanta contou com cinco vitórias em cinco jogos, inclusive um confronto prévio contra as medalhistas de prata, ainda na quarta rodada. As futuras campeãs venceram por 15 a 4. Na época, apenas os jogos por medalha eram disputados em dois sets. Jackie Silva, que já havia participado duas vezes dos Jogos Olímpicos no indoor, finalmente coroou a carreira com a consagração máxima de um atleta.

O Brasil é o país com mais medalhas no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. Desde Atlanta, ao menos uma medalha é conquistada por edição por nossos representantes. São 11 no total, sendo duas de ouro, seis de prata e três de bronze. Seis delas das mulheres brasileiras.

Foto/Fonte: Arquivo/CBV

Categoria: Rio 2016

.