Guga tem agora como maior meta fortalecer o tênis no Brasil

| 5 de outubro de 2017

Semana_Guga_Kuerten_2@CaioGrac-aO tricampeão de Roland Garros vai usar os 20 anos de sua memorável história no esporte para fortalecer o tênis brasileiro. Essa transformação se dará a partir da plataforma GUGA TÊNIS, lançada hoje, na abertura da 9º Semana Guga Kuerten, no Jurerê Sports Center (JUSC), em Florianópolis.

“A ideia é abraçar o tênis. Unificar, reunir as iniciativas no esporte para que as pessoas possam se identificar dentro desta plataforma”, explica Gustavo Kuerten. Os projetos atuais, base dessa plataforma incluem ações já consolidadas, como a própria Semana Guga Kuerten, Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas; Copa Guga Kuerten Infantojuvenil; Copa Guga Kuerten Beach Tennis e a recém-criada Arena Guga Tênis, um circuito de atividades lúdicas para crianças até 10 anos. Também integram esse projeto: a Escola Guga Tênis que engloba a Escolinha Guga (para crianças de 5 a 10 anos), Escola Guga Tênis Juvenil (para adolescentes de 11 a 15), Escola Guga Tênis Adulto, Escola Guga Beach Tennis, Clínica Guga Tênis, Tennis Camp, Equipe Guga e Time Guga (que está sendo formado). Em breve serão criados, no ambiente virtual, o portal gugatenis.com e a Loja Guga Tênis.

Guga lembrou a primeira conquista em Roland Garros, quando surgiu uma grande chance de desenvolver o tênis no país. “Nosso grande deslize em 1997 (ano da vitória no saibro francês) foi a falta de atenção com a base, a estrutura inicial do tênis.” Por isso, Guga vê como uma nova oportunidade o lançamento da Plataforma. “Naquela época eu podia fazer chover dentro das quadras, ser o número 1 do mundo, mas foi pouco para transformar o tênis no Brasil.”

Por isso, o número 1 do mundo por 43 semanas, aposta na iniciativa. “São pelo menos 20 anos de Roland Garros, se contar a partir do final da carreira profissional são nove anos para chegar agora neste recomeço. Então tem que ter muita dedicação, um interesse muito grande, que nem o nosso, para cumprir essa missão de transformar o tênis no Brasil.”

D. Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten, acredita que o mais importante da plataforma é o que ela proporciona: “É a oportunidade de você mostrar suas possibilidades. Sempre lembro quando o Guga teve uma oportunidade, no início da carreira, quando não se podia comprar uma passagem aérea, ele ganhou uma para disputar um torneio internacional. A oportunidade fez dele ser conhecido e poder mostrar todo o seu talento e as suas possibilidades.”

Semana Guga Kuerten prossegue até o dia 15

Com mais de 1800 atletas inscritos, representando 18 países, a Semana Guga Kuerten vai até o próximo dia 15. O evento, que é realizado pelo nono ano consecutivo, conta com uma programação que envolve disputas de tênis em várias modalidades. Entre eles o Beach Tennis. Nesse primeiro final de semana, 7 e 8 de outubro, será realizada a Copa Guga Kuerten Beach Tennis e entre os dias 12 a 15, acontece a Copa das Federações de Beach Tennis.
Já as disputas da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil estão concentradas entre os dias 9 e 15 de outubro. Lembrando que na categoria 12 anos, os atletas somam pontos no ranking da CBT, na 14 e 16 anos, a Copa vale pontuação na COSAT e nos 18 anos, no ranking da ITF. A exemplo dos últimas duas edições, o campeão da Copa Guga Kuerten Le Mondial Lacoste, nos 14 anos, recebe como prêmio uma passagem com direito à acompanhante, com todas as despesas pagas, para disputar a final do Le Mondial Lacoste, em Londres, no próximo mês.

Além das competições, a Semana Guga Kuerten promove ainda ações lúdicas para crianças, como a Arena Guga Tênis, no Shopping Itaguaçu e no JUSC, e o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado, dia 14. E já que o evento é aberto ao público, as pessoas podem visitar, durante os onze dias da Semana, a exposição no clube-sede que exibe os principais troféus e objetos que marcaram a carreira profissional do tricampeão de Roland Garros.

A nona edição da Semana Guga Kuerten, realizada pela Guga Kuerten Company, conta com a parceria da Aurora, Itaú, Coppertone, Café do Ponto, Lacoste, Peugeot, Estácio, Jurerê Il Campanario, Comitê Paralímpico Brasileiro; Shopping Itaguaçu; Sextante; Escolinha Guga; RGK Investimentos Imobiliários; Coltex; Rhodia; Amni; Blau-blau; Pó Piacentini; Spider; Lougge; Clube Doze; ITF, CBT, FCT e Daquiprafora. Os parceiros de mídia são NSC Comunicação, Sinergy e Exclusive.

Foto: Caio Graça/Divulgação Fonte: Clarissa Santos/Olavo Moraes/Assessoria de Imprensa/SEMANA GUGA KUERTEN

Categoria: Destaque, Outros esportes

.