Governo federal prepara solução para apoiar o Rio de Janeiro

| 21 de junho de 2016
parqueMinistro da Fazenda e representantes do governo carioca buscam medidas para amenizar cenário de calamidade pública e garantir compromissos olímpicos

Depois do acordo que definiu o alongamento de prazo da dívida dos estados e criou uma carência até o fim do ano para o pagamento da fatura, o governo em exercício se debruça sobre o caso do Rio de Janeiro, que precisará de medidas adicionais.

O Estado decretou situação de calamidade e declarou não ter condições fiscais de arcar com todos os compromissos que possui. O governador em exercício, Francisco Dornelles, participará de reuniões com a equipe econômica do governo federal.

“Vamos sentar com Dornelles para fechar uma parte complementar para o Rio em função da Olimpíada e pelo fato de que todos os Estados foram solidários a ter uma solução para o Rio”, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Ele argumentou que o Rio de Janeiro decretou estado de calamidade e que isso vai demandar ações específicas para atender à situação. O ministro descartou que outros Estados possam também decretar estado de calamidade.

“Não seria razoável que isso ocorresse. Todos os estados entenderam isso e vamos concluir as tratativas com Rio. As medidas serão anunciadas tão logo estejam definidas”, afirmou o ministro.

No domingo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, enfatizou que o apoio federal é importante, mas que a crise no governo do Rio não terá impacto sobre a realização dos Jogos Olímpicos. Segundo informações da prefeitura, as instalações estão 98% concluídas e o orçamento voltado exclusivamente para os Jogos têm 60% dos recursos vindos da iniciativa privada.

“A Olimpíada vai bem, obrigado. É a Prefeitura do Rio que faz a maior parte do legado, que constrói todos os estádios e não estamos em crise, estamos pagando as contas”, afirmou Paes.

Fontes: Portal Brasil e Prefeitura do Rio de Janeiro   Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

Categoria: Destaque, Rio 2016

.