Figueirense x Avaí estarão entre os 45 principais clássicos do Brasil em exposição no Museu do Futebol

| 25 de setembro de 2018

Clássico5 Livo ClássicoNa semana passada, tive a satisfação de ser informado pelos organizadores da exposição que o nosso maior clássico estava inserido na exposição fotográfica, com seis fotos do meu arquivo pessoal. O Museu do Futebol já possui em sua farta biblioteca todos os meus 4 livros lançados desde 2012 e essa parceria se fortalece agora com uma exposição que será visitada por torcedores de todo o mundo. Abertura da exposição será neste sábado.

“Clássico é Clássico e vice-versa”, é a exposição temporária do Museu do Futebol com inauguração em 29 de setembro, sábado. A data coincide com a celebração do décimo aniversário do equipamento cultural.

É a primeira exposição temporária do Museu do Futebol que aborda o universo dos clubes, pedido antigo dos visitantes. Ao direcionar seu foco para essa seara, contudo, a mostra escolheu um caminho que a torna muito mais ampla. Em vez de fazer relatos pessoais e individualistas, a proposta é usar rivalidades locais como um caminho para uma narrativa pelo prisma da dualidade. Os times retratados são rivais no campo, mas parceiros na história.

Figueirense x Avaí disputaram o primeiro clássico em 13 de abril de 1924, vitória alvinegra por 4 a 3, em jogo marcado por confusão e por falta de informação dos jornais da época sobre a escalação do Avaí e do primeiro gol histórico do clássico, marcado por um jogador do Avaí e que não foi informado o nome. Maneca fez o quarto gol do Figueirense no primeiro clássico da história. E lá se vão 94 anos de rivalidade e muita adrenalina. Em 2018, foram disputados quatro clássicos, com dois empates e uma vitória para cada time.

Em 2014, tive o privilégio de lançar o livro 90 anos do maior clássico, exemplar que também está no Museu do Futebol, assim como o do Estádio Adolfo Konder (2012), o do Pelé em Florianópolis pelo Santos contra o Avaí em 1972 (2013), único jogo do Rei na capital catarinense, e o Volume 1 (Albeneir) da Coleção Eternos Craques (2017).

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura.

Exposição temporária: Clássico é Clássico e vice-versa
Patrocínio:
 Grupo Globo
Apoio: TV Globo e Sportv
Curadoria: Equipe do Museu do Futebol
Consultoria: Celso Unzelte
Data de visitação: 29/09/2018 a 03/02/2019
Horário de funcionamento: 09 hs às 18 hs (bilheteria até 17 hs)
Ingressos: R$ 12 (meia-entrada a R$ 6 e gratuidade em todas as terças-feiras)

Foto: Arquivo Pessoal/Polidoro Júnior  Fonte: Assessoria de Imprensa e Curadoria/Museu do Futebol

 

 

Categoria: Avaí, Destaque, Figueirense, Outros assuntos

.