FIFA avança sobre tecnologia que será aplicada ao futebol profissional

| 19 de maio de 2017

VídeoA tecnologia de árbitros de vídeo será testada pela FIFA durante a Copa do Mundo Sub-20 na Coréia do Sul 2017 (20 de maio a 11 de junho), na Copa das Confederações da FIFA Rússia 2017 (17 de junho a 02 de julho) e na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2017 (6 a 16 de Dezembro).

O uso de árbitros de vídeo (VARs) nas próximas competições da FIFA avançou um passo, ainda mais com  nomeação da Hawk-Eye Innovations como o fornecedor de tecnologia VAR para os torneios mencionados.

O anúncio segue um processo de licitação abrangente, quando os fornecedores de tecnologia interessados foram convidados a apresentar suas propostas. Especialistas do segmento dentro da própria FIFA examinaram o uso da tecnologia VAR durante os testes anteriores na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2016 no Japão e vários testes realizados em jogos amistosos internacionais.

“A FIFA está confiante de que a escolha do Hawk-Eye como fornecedor de tecnologia VAR para os próximos torneios da FIFA vai satisfazer os requisitos tecnológicos necessários para uma inovação tão importante que visa melhorar a integridade e a justiça nos jogos”, disse Boban Zvonimir.

Nas próximas competições da FIFA, a tarefa é examinar como o sistema VAR impacta o comportamento dos jogadores e dos árbitros, além dos torcedores nos estádios e também das pessoas que assistem pela televisão. Ou seja, a FIFA vai aguardar pela reação de todos no mundo do futebol. Se for positiva, o sistema será definitivamente implantado. Só que não serão admitidos erros de interpretação aos árbitros de vídeos, porque assim ficará “pior a emenda do que o soneto”.

Fonte: Fifa.com   Foto: Arquivo/CBF

Categoria: Copa das Confederações - Rússia 2017, Destaque

.