Federação Catarinense de Futebol comemora 95 anos de fundação

| 12 de abril de 2019

Sede FCFAtualmente a FCF é conduzida pelo seu 17º Presidente, o empresário Rubens Renato Angelotti. A Entidade conta com 29 colaboradores para o exercício 2019, entre diretores e funcionários.

Rubinho Angelotti toma posse hoje do seu mandato para o quadriênio 2019/2023. Ele cumpria mandato do então presidente Delfim Peixoto Filho, que ficou no cargo por 31 anos. Delfim morreu no acidente aéreo da Chapecoense em 2016.

A FCF filia 28 clubes profissionais e organizará em 2019 dezessete competições, sendo cinco competições profissionais e outras doze competições não profissionais em diversas categorias, envolvendo atletas de 11 a 20 anos.

Na história
A reunião dos cinco clubes fundadores aconteceu no Centro de Florianópolis, na Rua Esteves Júnior, nas dependências do Gymnasio Catharinense, atual Colégio Catarinense, berço da educação e da prática desportiva do Estado. Estiveram presentes os representantes dos clubes Figueirense Foot-Ball Clube, Internato Foot-Ball Clube, Trabalhista Foot-Ball Club, Avahy Foot-Ball Club e Clube Athlético Florianópolis, para o registro da ata de fundação da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres, atual Federação Catarinense de Futebol em 12 de abril de 1924.

Desde 2007, após quinze endereços anteriores, treze na Capital e outros dois em Balneário Camboriú, a Federação Catarinense de Futebol possui sua sede própria, localizada na Alameda Delfim Pádua Peixoto Filho, no Bairro Municípios, no simpático balneário turístico do litoral norte. A sede representa o principal legado da administração do Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho para o futebol catarinense.

Título mais expressivo
A Federação Catarinense de Futebol grifa na história administrativa o pesar eterno à memória dos 71 heróis que integravam a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, acidentada na Colômbia, naquele que representa o capítulo mais doloroso da história do futebol catarinense. A Chapecoense foi considerada a campeã da Copa Sul-Americana 2016.

Os seis títulos nacionais do futebol catarinense:
1991 – Copa do Brasil – Criciúma Esporte Clube
1998 – Campeonato Brasileiro Série C – Avaí Futebol Clube
2002 – Campeonato Brasileiro Série B – Criciúma Esporte Clube
2006 – Campeonato Brasileiro Série C – Criciúma Esporte Clube
2011 – Campeonato Brasileiro Série C – Joinville Esporte Clube
2014 – Campeonato Brasileiro Série B – Joinville Esporte Clube

Foto/Fonte: Site Oficial/FCF

Categoria: Destaque, Outros assuntos

.