Federação Catarinense de Futebol comemora 93 anos de existência

| 12 de abril de 2017

FCF3O dia 12 de Abril é sempre uma data importante para o futebol catarinense, é a data na qual a Entidade que regulamenta e organiza o esporte mais popular do mundo em Santa Catarina completa gloriosos 93 anos de fundação. Ao longo de mais de nove décadas a Federação Catarinense de Futebol ostenta a expressiva 5ª colocação no Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol de 2017 (RNF/CBF), somando 35.720 pontos.

Atualmente a Federação Catarinense de Futebol atravessa um momento de renovação, exercendo respeito aos Clubes e Ligas filiados e praticando transparência na administração conduzida pelo seu 17º Presidente, o empresário Rubens Renato Angelotti, 63. Desde o dia 6 de dezembro de 2016, Rubens Angelotti lidera a Diretoria eleita para o quadriênio 2015-2019. A FCF conta com 28 colaboradores para o exercício 2017, entre diretores e funcionários.

Eu convivi com os presidentes José Elias Giulliari, bem no final do mandato dele, depois Pedro José de Oliveira Lopes e durante anos com Delfim Pádua Peixoto Filho.

Na história
A reunião dos cinco clubes fundadores aconteceu no Centro de Florianópolis, na Rua Esteves Júnior, nas dependências do Gymnasio Catharinense, atual Colégio Catarinense, berço da educação e da prática desportiva do Estado. Estiveram presentes os representantes dos clubes Figueirense Foot-Ball Clube, Internato Foot-Ball Clube, Trabalhista Foot-Ball Club, Avahy Foot-Ball Club e Clube Athlético Florianópolis, para o registro da ata de fundação da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres, atual Federação Catarinense de Futebol. “Sucessora, por transformação em entidade especializada, da antiga Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres”, conforme denomina o Art.1 do Estatuto da Entidade.

Títulos nacionais
Ao longo dos 93 anos da Federação Catarinense de Futebol, os clubes catarinenses conquistaram seis títulos nacionais. Nas cores do Criciúma Esporte Clube atingimos o título nacional mais expressivo, a Copa do Brasil de 1991.

O primeiro título de Campeonato Brasileiro conquistado por um clube catarinense teve marca da tradição do futebol da Capital do Estado. Em 1998, o Avaí Futebol Clube sagrou-se campeão brasileiro da Série C. A competição teve 66 times na disputa. No quadrangular final, o Avaí somou 9 pontos, com 2 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota.

Confira quais os seis títulos nacionais do futebol catarinense:
1991 – Copa do Brasil – Criciúma Esporte Clube;
1998 – Campeonato Brasileiro Série C – Avaí Futebol Clube;
2002 – Campeonato Brasileiro Série B – Criciúma Esporte Clube;
2006 – Campeonato Brasileiro Série C – Criciúma Esporte Clube;
2011 – Campeonato Brasileiro Série C – Joinville Esporte Clube;
2014 – Campeonato Brasileiro Série B – Joinville Esporte Clube.

Fonte: Site Oficial/FCF

Categoria: Destaque, Outros assuntos

.